quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A perseguição é o combustível necessário para mudanças

(Durres, Albânia, arena onde Paulo batizou cristãos no Ilírico)

"Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal." (Neemias 6:1,2) 

E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;
E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gasmu diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras; E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente. Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas. Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. (Neemias 6:3-9)

Desde a decisão de Adão em desobedecer a Deus, a obstinação e a maldade que veio no pecado é parte da natureza do homem, Caim por ciúmes e inveja matou Abel, os irmãos de José por ciúmes e inveja pensaram em elimina-lo e acabaram por vendê-lo como escravo aos ismaelitas, Esaú perseguiu Jacó por se sentir usurpado de algo que ele mesmo desvalorizou e por conseguinte podemos ver o pecado em toda Bíblia, mesmo naqueles que pela nossa ética e moral ocidental consideramos de bom caráter. 

Porém, observemos um atributo de Deus, a graça soberana, o poder que Deus exerce em cumprir seus propósitos através das inconstâncias humanas, Adão caiu, e mesmo assim o chão de sua queda foi a graça de Deus, pois o Cordeiro já estava preparado desde a fundação do mundo, Deus o cobriu com o sangue e o justificou antes mesmo que ele pensasse em pecar. José, destinado a ser governador, recebeu a revelação através de um sonho, e mesmo sendo perseguido e ultrajado, caiu na graça soberana que o levou até Potifar, depois ao cárcere e finalmente ao lado do Faraó para que tudo fosse cumprido. Esaú desfez da sua primogenitura assim como fora predito por Deus à Isaque, porque Deus vê o fim desde o inicio. O homem em sua vida limitada pensa poder convencer ou manipular Deus com suas atividades coordenadas pelo seu próprio entendimento. Engano de sua natureza caída. 

A mente de Cristo se move em Deus e aguarda em Deus, porque segue uma trilha que já foi pré-estabelecida: 

"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),"(Romanos 9:11)

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

Deus conduz seu plano pré-estabelecido através daqueles que confiam e descansam Nele. No texto de Neemias, havia uma palavra para a reconstrução dos muros de Jerusalém, e nessa missão toda estratégia e provisão foi dada por Deus, nesse contexto apareceram opositores, perseguidores, que aparecem em todos os propósitos dados a nós pelo Senhor, os perseguidores são as pessoas que vão nos empurrar para a vontade perfeita, são eles que vão nos ajudar a entender o caminho a ser percorrido. Vejamos no texto que Neemias entende o propósito e não aceita o convite, ao mesmo tempo que demonstra convicção do término da obra, os opositores preparam armadilhas, mentem, manipulam, criam estratégias, mas no fim, a única coisa que conseguem é ajudar a finalizar o projeto.

porque: 

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem DAQUELES que AMAM (confiam) a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

A confiança no Senhor é poder necessário para o milagre do andar no Espirito, o propósito não é cumprido pelos que correm, mas pelos que confiam no Senhor. Os opositores são o combustível que nos empurram para a confiança em Deus e consequentemente para o cumprimento do propósito. 
Está sendo perseguido? observe para onde os opositores estão te empurrando, confie em Deus, se agarre a Ele, e cairá nos braços da graça soberana. 

Orando em todo tempo no Espírito e confessando a palavra da Verdade. 

Leonardo Lima Ribeiro 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Meditação de janeiro

 

(Istambul, Turquia)

Hoje encherão de frutos a face do mundo, e cada um lhe dará dinheiro e um anel de ouro 

Em seguida partiu Barnabé para Tarso 

A partir de então Saulo começa a ser chamado de Paulo 

Eu ouvi o clamor do seu coração, estou te entregando as chaves dos lugares que te dei 

Estou te dando códigos de acesso a mim, revelações sobre nações 

Desde agora vou para o meio dos gentios.

Sai, pois, e ide em paz!

Então castigará o rei da Assíria pela arrogância 

Agripa disse então a Festo: eu também desejava ouvir esse homem 

De humilde prisioneiro, assume lugar de destaque 


Deus te abençoe 

Leonardo Lima Ribeiro 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Como construir um império que de nada vale no Reino

 

(Innsbruck, Áustria)

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

(João 13:3-17)

Jesus nos deu o modelo do Evangelho, sendo ele a revelação do amor do Pai por nós, veio Ele mesmo nos mostrar essa realidade...O verbo se fez carne, a verdade se tornou visível e palpável. 
E por que é tão difícil para nós entender essa mensagem se aparentemente ela é tão simples?

Nesse texto do livro do Apóstolo João, Jesus exemplifica algo que é mostrado com clareza décadas depois na vida de Paulo, o ensino sobre honra. A honra é um principio que inclui em si mesmo também o princípio de autoridade, e consequentemente revela o nível de humildade. Por exemplo, a honra não é um comportamento de exigência, mas de sujeição, a honra é um caráter recebido de Cristo e não uma exigência imposta pelo homem. 

Simplificando, se alguém te exige honra, se essa pessoa te ensina que você deve honrá-la, ela está ensinando um governo da carne, que no mundo funciona e tem sua utilidade, porém, no Reino de Deus, Jesus ensinou o inverso, para ter autoridade eu não exijo ser honrado, nem que pessoas se sujeitem a mim, mas eu mesmo me sujeito a todos e dessa forma o Pai me dá autoridade através do amor de Cristo manifesto em mim. 

Quando alguém exigir de você submissão, é porque essa pessoa tem em seu coração um império do seu próprio ego, e não o reino de Deus revelado. Pessoas autoritárias estão presas em suas próprias paixões. Seus egos são alimentados pela sede de poder. Elas não entenderam o coração de Deus por falta do conhecimento de Cristo em suas vidas. Por isso, são partidaristas e dividem o corpo de Cristo, formam discípulos de si mesmos, com as mesmas deformidades de caráter que apresentam em sua personalidade. 

A igreja de Cristo é formada por pessoas que são enxertadas no corpo pelo amor do Pai, revelado através do Filho, e nós pastores atuamos como colaboradores para apontar através de nossa fé e conduta o caminho que é Jesus Cristo. Se você tem sido conduzido a seguir alguém, não pelo exemplo de fé e autoridade revelada em amor na vida dessa pessoa, você está sendo manipulado por cadeias da alma. Você está sendo doutrinado por regras de sujeição sem aperfeiçoamento do amor e crescimento na graça através da modelagem segundo os moldes da palavra, você está em idolatria. 

A Paternidade espiritual é um princípio verdadeiro e essencial para nosso crescimento, mas pessoas autoritárias, carentes e egocêntricas estão se apropriando desse principio para criar seus impérios de auto exaltação e idolatria. O amor está na vida de quem serve, na vida de quem se humilha e reconhece o dom de Deus na vida do seu irmão. O amor de Deus se revela na vida daquele que vê em cada um o sangue de Cristo, e a importância funcional no corpo. 

O autoritarismo, a centralização, o cancelamento, a indiferença e a auto indulgencia são sintomas de irmãos, na maioria das vezes em posição de liderança, que experimentaram a igreja, o corpo, mas não o cabeça, que é Cristo, e por isso entendem funções, mas não entendem o amor que gerou cada função, e sem adquirir maturidade essas pessoas vão matar a fé e a operação de muitos. 'Por isso, Jesus disse: Acautelai-vos dos cães..."

A forma de construir um império que de nada vale no Reino, é recrutar pessoas, ensina-las a servir em um propósito sem que o próprio líder que recrutou essas pessoas conheça o amor de Jesus a ponto de entender e saber responder a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos em João 13, "Entendeis o que vos tenho feito?", e Ele ainda diz: "Porque eu vos dei o exemplo," então ele ensina como e depois nos ordena: " façais vós também." 

Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.
...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.
...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.

Mateus 20:25-28

Comece sua jornada de fé pela oração no Espírito, é o primeiro passo para a liberdade do Espírito em sua vida, depois procure uma igreja que ensine o verdadeiro evangelho da Graça. 

Meu Testemunho

Nasci em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1980. No entanto, minha chegada ao mundo não foi motivo de celebração familiar...