(Durres, Albânia, arena onde Paulo batizou cristãos no Ilírico)
"Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal." (Neemias 6:1,2)
E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;
E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gasmu diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras; E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente. Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas. Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. (Neemias 6:3-9)
Desde a decisão de Adão em desobedecer a Deus, a obstinação e a maldade que veio no pecado é parte da natureza do homem, Caim por ciúmes e inveja matou Abel, os irmãos de José por ciúmes e inveja pensaram em elimina-lo e acabaram por vendê-lo como escravo aos ismaelitas, Esaú perseguiu Jacó por se sentir usurpado de algo que ele mesmo desvalorizou e por conseguinte podemos ver o pecado em toda Bíblia, mesmo naqueles que pela nossa ética e moral ocidental consideramos de bom caráter.
Porém, observemos um atributo de Deus, a graça soberana, o poder que Deus exerce em cumprir seus propósitos através das inconstâncias humanas, Adão caiu, e mesmo assim o chão de sua queda foi a graça de Deus, pois o Cordeiro já estava preparado desde a fundação do mundo, Deus o cobriu com o sangue e o justificou antes mesmo que ele pensasse em pecar. José, destinado a ser governador, recebeu a revelação através de um sonho, e mesmo sendo perseguido e ultrajado, caiu na graça soberana que o levou até Potifar, depois ao cárcere e finalmente ao lado do Faraó para que tudo fosse cumprido. Esaú desfez da sua primogenitura assim como fora predito por Deus à Isaque, porque Deus vê o fim desde o inicio. O homem em sua vida limitada pensa poder convencer ou manipular Deus com suas atividades coordenadas pelo seu próprio entendimento. Engano de sua natureza caída.
A mente de Cristo se move em Deus e aguarda em Deus, porque segue uma trilha que já foi pré-estabelecida:
"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),"(Romanos 9:11)
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)
Deus conduz seu plano pré-estabelecido através daqueles que confiam e descansam Nele. No texto de Neemias, havia uma palavra para a reconstrução dos muros de Jerusalém, e nessa missão toda estratégia e provisão foi dada por Deus, nesse contexto apareceram opositores, perseguidores, que aparecem em todos os propósitos dados a nós pelo Senhor, os perseguidores são as pessoas que vão nos empurrar para a vontade perfeita, são eles que vão nos ajudar a entender o caminho a ser percorrido. Vejamos no texto que Neemias entende o propósito e não aceita o convite, ao mesmo tempo que demonstra convicção do término da obra, os opositores preparam armadilhas, mentem, manipulam, criam estratégias, mas no fim, a única coisa que conseguem é ajudar a finalizar o projeto.
porque:
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem DAQUELES que AMAM (confiam) a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)
A confiança no Senhor é poder necessário para o milagre do andar no Espirito, o propósito não é cumprido pelos que correm, mas pelos que confiam no Senhor. Os opositores são o combustível que nos empurram para a confiança em Deus e consequentemente para o cumprimento do propósito.
Está sendo perseguido? observe para onde os opositores estão te empurrando, confie em Deus, se agarre a Ele, e cairá nos braços da graça soberana.
Orando em todo tempo no Espírito e confessando a palavra da Verdade.
Leonardo Lima Ribeiro