quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Ciúmes, a raiz que consome o corpo

 

O Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmos.  Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Gálatas 5:13-26

O ciúme é uma obra da carne e gera comportamentos específicos na vida das pessoas, esses comportamentos geram barreiras no crescimento dos membros do corpo, é como se o próprio corpo lutasse contra o corpo, uma espécie de câncer, pois as células cancerígenas consomem todo alimento e atrofiam as células saudáveis e por um desequilíbrio na quimiotaxia (forma como o corpo organiza a logística de substâncias, hormônios e enzimas), o sistema começa lutar contra si mesmo. O ciúme é um câncer, ele é centralizador, porque traz tudo para si, ele é manipulador porque se apresenta como parte do todo, mas faz tudo para si, segundo suas próprias necessidades, e usa todo o sistema de acordo consigo e seus pensamentos. Ele é mentiroso, porque envia mensagens falsas aos outros órgãos do corpo, ele é falso, porque se parece as células verdadeiras mas estão corrompidas e dessa forma não há uma homeostasia, um crescimento uniforme, nem um funcionamento eficiente de todo o sistema. 

O ciúme precisa ser extirpado da nossa vida, para que não sejamos o câncer do corpo de Cristo. O corpo de Cristo é perfeito, se atuamos em ciúmes ainda não discernimos o corpo, e por isso podemos estar doentes, quando não mortos. 

A oração em língua, o jejum e a renuncia diária do "ego", nos leva a inclusão verdadeira no corpo. A inclusão a uma instituição não garante a inclusão no corpo de Cristo. É uma questão de consciência revelada. E isso só o Espirito Santo pode te dar através da verdadeira comunhão com ele. 

Leonardo Lima Ribeiro

Um comentário:

  1. O corpo que está dentro só pensa em uma coisa... Expulsar o câncer e ver a cura das partes doentes

    ✌️

    ResponderExcluir

"Desvendando o Globalismo: Uma Perspectiva à Luz do Evangelho"

(Limoux, França) Vou pedir a graça de Deus hoje antes de começar, vou tentar explicar algumas coisas e esclarecer os cristãos sobre um assun...