domingo, 30 de novembro de 2025

Matéria Jornal Pomerode

1.Conte sua história, trajetória profissional e o que te trouxe à cidade de Pomerode.

Nasci em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1980, filho de um Médico veterinário e uma dentista, ambos nascidos em Minas Gerais. Sou formado em Gestão de Hotelaria, Missiologia, Bacharel em Relações Internacionais, 2 Pós graduações em psicologia organizacional e Psicanalise Clinica. Em 2010 fui morar em Porto de Galinhas, Pernambuco e após 10 anos me mudei para Rondonópolis, Mato Grosso, tudo isso antes de vir para Pomerode em 2022, iniciar um novo momento ministerial. 

Antes de 2010, quando fui alcançado por Jesus, eu era representante comercial de bebidas energéticas e estudante do ultimo ano de Medicina Veterinária, na cidade onde nasci. Devido a vicios e uma vida sem sentido, depois de meu encontro com Jesus Cristo, senti um chamado vocacional irresitivel, e aceitei prontamente, já em Porto de Galinhas comecei trabalho voluntário em um assentamento alfabetizando adultos e dai em diante pela Igreja Presbiteriana do Brasil local, inicei minha vida missionária, viajando pelos 9 estados do Nordeste.  Em 2011 me casei com minha atual esposa, Sara, nascida em Recife, quem conheci nas viagens missionárias, nos casamos em Recife, dai em diante fizemos algumas mudanças de cidades com objetivos missionários, entre elas, Jaboatão do Guararápes, Gravatá e Châ Grande, todas em Pernambuco, e depois Rondonóplis e Campo verde no estado do Mato Grosso. 

2.De que forma suas experiências em diferentes países influenciaram sua forma de ver o mundo e conduzir o ministério?

Desde criança, quando minha vó paterna me ensinou a ler antes mesmo de eu ir para escola, eu era apaixonado por mapas e Atlas geopoliticos, e por muitos anos me interessei por esse assunto, em 1997 tive a oportunidade de fazer um curso intenisvo em Montrel, Canadá e em 1998 fui novamente para a mesma cidade com intenção de ficar mais tempo e estudar inglês, não por acaso fiz uma visita ao consulado brasileiro por ter em nossa sala de aula a esposa do consul brasileiro. Quando de volta ao Brasil terminei o colegial e iniciei a faculdade de turismo, no penúltimo ano houve um contratempo na minha transferencia de universidade e acabei por optar em finalizar na formação especifica de Gestão em Hotelaria. Trabalhei algum tempo em 2 hoteis da minha cidade, mas, ainda não havia me encontrado em um sentido vocacional. Em 2008 fui passar um semestre em Auckland na Nova Zelândia e definitvamente entendi que havia algo multicultural em minha vocação, mas, eu ainda não entendia, e voltei um frustrado ao Brasil. Então depois da minha conversão, entendi que todas minhas lutas emocionais que havia sido sanado pela minha fé, agora seriam a causa de eu entregar minha vida para ajudar outras pessoas a se encontrarem. Então em 2014 fui passar 3 meses na Albãnia e tive a oportunidade de conhecer a França por 12 dias e um pouco da Turquia em 2 dias de conexão. Em 2016 indo a Suécia, fui de navio até a Finlândia, algo que não esperava e depois Noruega em missão, passei pela Alemanha por conexão de algumas horas pude ir em Mannheein, em 2018 passei 3 meses na Alemanha, fui na Austria, Albânia e Alemanha novamente, confirmando assim, minha chamada vocacional. Batizamos 10 pessoas na Alemanha em visitas que fizemos. Acredito que Deus confirma nossa vocação e dons através de circunstâncias que por muitas vezes evitamos enxergar. Já havia isso em minha vida desde o Canadá, mas, eu não entendia. 

3.Como a vivência internacional contribui com o trabalho que você realiza hoje, seja como pastor ou mentor?

A vivencia internacional me deu conexões e uma forma diferente de enxergar o mundo, eu nasci em uma cidade que tinha o apelido de “california brasileira”, e só fui entender depois, que Deus não faz nada por acaso, ele colocou em minha essência um coração cosmopolita e isso hoije tenho convicção que não foi por acaso, foi o plano perfeito dele. Desde a Albânia, ele já dava sinais da minha correlação com a cultura alemã, quem ler sobre a Albânia vai ver a ligação direta com a Alemanha em momentos crucias da historia desses dois paises, e depois quando fui duas vezes a Alemanha e uma para a Austria, criou-se um vinculo de interesse. Em 2022 saindo do Mato Grosso para começar do zero meu trabalho mais autonomo, vim visitar Palhoça-SC na casa de uma amiga, e por ter visto no youtube uma matéria sobre Pomerode, desejei tomar um café na Feito Kakao e decidimos dormir aqui antes de seguir a Palhoça-SC. Tive convistes de parceria para Novo Hamburgo-RS, Antonio Carlos-SC e Balneario Camburiu-SC, mas, meu coração só ardeu por Pomerode e hoje estamos aqui. Acredito que o fato de estar aqui hoje, se deve a todo o contexto que foi construido ao longo da minha vida. Eu enxergo Pomerode como não enxerguei outros locais, eu tenho sentimento de meu lar. Comecei o Alemâo na KNN, mas precisei parar, espero poder retornar. Atualmente sou ligado ministerialmente a uma instituição missionária da Noruega, foi través da minha viagem a esse pais em 2016 e 2018 que foram criados laços que se consolidaram em uma parceria sólida em 2022, quando eu já estava em Pomerode.  Em 2023 fomos ao Uruguai e Argentina, e esse ano estivemos por 20 dias na Afríca do Sul, a convite de uma parceira nossa que é diplomata do Itamaraty. 

Curiosidade: O nome Leonardo tem origem germânica, derivado de Leonhard, formado pelas palavras leon (leão) e hard (forte, valente). Seu significado é, portanto, “leão forte” ou “valente como um leão”, expressando ideias de coragem, liderança e firmeza de caráter.

Com o passar do tempo, o nome foi adaptado para o latim (Leonardus) e para o italiano (Leonardo), tornando-se amplamente conhecido graças a figuras históricas como Leonardo da Vinci.

Hoje, o nome carrega não apenas uma herança de força e bravura, mas também uma conotação de sabedoria, criatividade e nobreza interior.

4.Você é autor de quantos livros? Como surgiu o desejo de escrever e o que te inspira nos temas que aborda?

Sou autor de 7 livros até o momento, e tenho mais 3 no computador para lançamento no segundo semestre do ano que vem, eu aguardo inteirar os recusos para lançamento do 7°no inicio do ano que vem, ele já se encontra na editora. Os temas abordados são, fé, paternidade, e amadurecimento espiritual, pode-se encontrar todo conteúdo que me permitiu ser livre de barreiras emocionais e dificuldades ao longo da vida, é muito recomendável para quem quer crescer no entendimento da graça de Deus e ser livre de cadeias emocionais. 

5.Qual dos seus livros você considera mais transformador — tanto para quem lê quanto para você, como autor?

Todos meus livros considero impactantes, o Livres na Vinda do Senhor é a porta de entrada, mas o Paternidade restaurada tem ajudado pessoas a encontrar liberdade da dependência emocional e uma vida de fé leve e livre de prisões emocionais. 

6.Explique sobre os cursos que você oferece, o propósito de cada um e o impacto que eles têm gerado nas pessoas. 

Hoje eu ofereço 3 tipos de formatos para pessoas que querem crescer emocionalmente e espiritualmente. 1 Discipulado (Acopanhamento em uma jornada vocacional), para pessoas que sentem que tem uma vocação ministerial, 2 Mentoria (Familia, Fé e influência) para casais principalmente, que desejam viver o melhor de Deus em todas as áreas. E 3 Terapia com enfase na psicanálise. Ao longo dos anos, eu encontrei no Evangelho e palavra de Deus respostas para minha vida, e ao aplicar pude ver transformações primeiro em minha vida, e consequentemente, fui transformando isso em conteudo que hoje pode ajudar pessoas. 

7.Você também trabalha com treinamento de líderes. O que, na sua visão, diferencia um líder comum de um líder transformador?

Sim, quase metade do meu publico são pessoas que estão em ascensão ministerial ou na carreia. Ao meu ver existem três pontos que diferenciam lideres impactantes segundo os propósitos de eternidade. Honra, verdade e humildade, a ausência dessas caracteristicas pode permitir alguem ficar muito rico, e deixar herança financeira, porém, legado, somente com honra, verdade e humildade. 

8. De que forma a fé e os princípios cristãos podem se conectar com o ambiente empresarial e de liderança?

Eu faço mentoria e tenho parceria com um casal que mora em Orlando, eles são socios ministeriais e empresariais do Pablo Marçal. E uma coisa tenho percebido na rede de relacionamentos de pessoas muito ricas e bem sucedidas, os principios cristãos e a fé sustentam o mais importante para um legado, familia, valores, e influência. A palavra de Deus criou o mundo, e Nela todas as coisas são sustentadas. Grandes empresarios que viveram sem principios de valores da fé, ganharam muito dinheiro e poder, mas, qual legado deixaram para as proximas gerações? Quantos perderam suas familias? Relação com os filhos? qual foi a influência de valor e verdadeiramente benefica para a sociedade. As decisões são sempre pautadas em principios e valores, e ao longo dos anos, as consequências se revelam em todas as esferas. 

9. Como você aplica conceitos de psicanálise e psicologia organizacional no desenvolvimento de líderes e equipes?

Atualmente eu não trabalho com formação de equipes, a psicanalise uso no contexto terapeutico individual, e a psicologia organizacional para corrigir minha percepção das relaçoes profissionais em relação as relações pessoais e o quanto isso influência no desenvolvimento individual de líderes. 

10. Qual conselho você daria a empresários e empreendedores que desejam liderar com propósito e equilíbrio emocional?

Meu conselho é, seja humilde e procure ser aperfeiçoado nas areas que você tem dificuldade, pode ser através de uma mentoria, ou terapia. Por exemplo, relação familiar, muitos são vitoriosos em seus negocios, mas fracassados em suas relaçoes familiares, podemos viver bem as duas situações, não precisamos sacrificar uma em prol da outra. Outro conselho, o que vai deixar um legado para sua empresa e familia, não é o quanto cresceu ou vendeu, mas, os valores que foram fundamentos dessa historia. 

11. Qual foi o momento mais marcante da sua jornada até hoje — aquele que mudou sua forma de viver e trabalhar?

Tiveram vários momentos muito marcantes, a minha ida de Pernambuco para o Mato Grosso,O momento que começamos nossa vida ministerial autonoma praticamente do zero ao chegar em Pomerode, e a decisão de não mais pastorear igreja fisica e trabalhar com formação online. Nada foi planejado, mas, foi acontecendo e hoje temos visto muitos frutos. Estavamos criando uma estabilidade financeira e um projeto de vida no Mato grosso, no ministério que faziamos parte, porém, eu não tinha autonomia sobre decisões de caráter pessoal, e esse foi o motivo principal de decidirmos partir para um trabalho mais autonomo, e foi quando surgiu a parceria com o Hans Petter Thue, meu atual pastor norueguês. 

12. Que mensagem você deixaria para quem busca mais propósito e equilíbrio na vida, mas ainda não sabe por onde começar?

Comece pelo básico, construa suas raizes, um alicerce familiar. Se você quer crescer, procure quem venceu aquilo que vocè precisa vencer, e seja humilde para aprender, facilita muito e economiza, tempo, dinheiro e energia 

13. Se você pudesse deixar uma frase que resumisse seu propósito de vida, qual seria?

1 de minhas mentorias se chama “Pacto de origem” e o fundamento é: “Honra, propósito e fé: o caminho de volta à essência., acredito que isso fala muito sobre o que acredito. Meu ultimo pastor de Rondonopolis é um homem vitorioso e alguém que foi além de todas as expectativas, e algo que aprendi com ele é uma frase que o acompanha: “A Honra te faz vencedor” No fim, e centro de tudo, Jesus Cristo é o centro da minha vida, e nada eu teria feito sem Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma vida guiada por propósito, fé e essência (Matéria Jornal Pomerode)

Leonardo Lima Ribeiro  Nasci em Ribeirão Preto (SP) , em 1980, filho de um médico veterinário e de uma dentista, ambos mineiros. Desde cedo...