sexta-feira, 15 de maio de 2015

Materiais de construção (Vida no Espírito) Pt 5

 

(Schweinfurt, Alemanha)

É necessário que coloquemos tudo aquilo que entendemos em fase de experimentação. Precisamos ter uma confirmação prática de tudo que acreditamos. Sem isso, poderemos passar a vida cauterizados em convicções sem frutos. Eu já tive muitas coisas, imóveis, já fiquei sem nada também. Já tive carros, e já fiquei a pé por bom tempo. Já viajei 13 países, fiquei 6 meses no Canadá e 6 meses na Nova Zelândia, 3 meses na Albânia e 3 meses na Alemanha. Tive uma casa de 4 suítes e já fiquei sem ter onde morar. Já tive muito dinheiro na conta e também fiquei sem nenhum centavo. Já li em torno de 500 livros, já cursei 4 faculdades, 2 terminadas e 2 cursadas até o ultimo ano. Temos que pautar nossas convicções em experiências reais de erros e acertos. Experimentar a graça que dizemos acreditar e entender. 

Falo isso, para entrar na insensatez de alguns, como Paulo teve que fazer com os coríntios:

Versículos 4-6 de Filipenses 3 (Nova Versão Internacional):

"4. Embora eu mesmo tenha motivos para confiar na carne. Se alguém pensa que tem motivos para confiar na carne, eu ainda mais:
5. circuncidado ao oitavo dia, sou do povo de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível."
Nesses versículos, Paulo lista suas credenciais judaicas tradicionais, incluindo sua linhagem da tribo de Benjamim. No entanto, ele rapidamente prossegue argumentando que todas essas coisas que ele considerava vantagens antes de encontrar Cristo são, na verdade, sem valor em comparação com o conhecimento de Cristo e a justiça que vem pela fé nele (Filipenses 3:7-9). 

É importante entendermos que as vantagens humanas na maioria das vezes são atrapalho para a operação de Deus nos crentes. Muitas das vezes o fato de confiarmos em nossas próprias capacidades é o que nos impede de experimentarmos a poderosa graça de Deus, e Paulo sabia bem disso. Ele experimentou todo tipo de situação em que suas credenciais humanas não mais podiam fazer nada por ele. Dessa forma, ele aprendeu a confiar completamente em Deus. 

Paulo aborda suas vantagens como homem em sua carta aos Coríntios, especialmente em 2 Coríntios 11:21-33. Nesse trecho, ele discute sua experiência e sofrimentos como um apóstolo de Cristo, contrastando sua própria conduta com a dos "super-apóstolos" que estavam influenciando a igreja de Corinto. Aqui está um resumo desses versículos:

Versículos 21-33 de 2 Coríntios 11 (Nova Versão Internacional):

"21. Faço um desabafo, como quem está envergonhado. Mas, se estão dispostos a me ouvir, vou me orgulhar um pouco. 22. Será que estou louco? É claro que não! Mas, mesmo que fosse, vocês me suportariam. Eu mereço respeito? Tenho trabalhado muito mais do que eles. Tenho sido encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.
Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um.

Três vezes fui golpeado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia nas águas. Tenho sido constantemente viajando, enfrentei perigos dos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos dos falsos irmãos.

Tenho trabalhado arduamente e me esforçado demais. Muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei sem comida. Passei frio e nudez. Além disso, diariamente sinto a pressão da preocupação com todas as igrejas. Quem está fraco, que eu também não me sinta fraco? Quem está em perigo, que eu também não me sinta em perigo?

Se eu tenho que me orgulhar, quero me orgulhar do que mostra a minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é para sempre digno de louvor, sabe que não estou mentindo. Em Damasco, o governador sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos para prender-me. Mas fui baixado num cesto por uma janela na muralha e escapei das mãos dele."

Nesses versículos, Paulo lista uma série de dificuldades e sofrimentos que enfrentou em seu serviço a Cristo, destacando que essas experiências demonstram sua autenticidade como apóstolo, em contraste com aqueles que se orgulham em suas próprias realizações. Ele argumenta que suas provações e fraquezas são evidências de seu verdadeiro chamado e serviço a Cristo, em vez de serem motivos de vergonha ou inferioridade.

Versículos 10-14 de Filipenses 4 (Nova Versão Internacional):

"10. Alegro-me grandemente no Senhor porque, finalmente, vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês sempre tiveram esse interesse, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.
11. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Contudo, foi bom de sua parte participarem na minha aflição."

Paulo está escrevendo esta carta aos Filipenses enquanto estava na prisão. Ele expressa sua gratidão pela ajuda financeira que eles enviaram, mas também enfatiza que aprendeu a viver contente em qualquer situação, seja na fartura ou na escassez, porque ele confia no poder de Cristo que o fortalece. Essa confiança na força de Deus permite a Paulo enfrentar as dificuldades com coragem e esperança, independente das circunstâncias.

Convicções teológicas baseadas simplesmente em academicismo de nada podem aperfeiçoar a vida do crente. A experiência fundamentada na verdade é o que produz o fruto do espírito. Todas as cartas de Paulo demonstram essa afirmação. Infelizmente existem todos tipos de teologias teóricas, incapazes de produzir frutos na vida das pessoas que se apoiam nelas. Vemos isso pelo tipo de vida que as pessoas vivem quando colocam suas convicções em julgamentos vazios e especulações interpretativas, quando não apenas repetidores de escritos antigos. 

Quantas vezes vejo pessoas lutando arduamente para provar suas convicções teológicas sem frutos nenhum em suas vidas, nem em suas congregações. Exatamente por isso que não vale a pena você discutir ou debater com pessoas que não apresentam frutos de suas convicções acadêmicas. 

Versículos 1-5 de 1 Coríntios 2 (Nova Versão Internacional):

"1. Quando fui até vocês, irmãos, anunciando-lhes o testemunho de Deus, não fui com discurso eloquente ou com muita sabedoria,
2. pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.

E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês.
Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus."

Nesses versículos, Paulo reconhece que não utilizou palavras de sabedoria humana ou retórica persuasiva ao pregar o evangelho em Corinto. Em vez disso, ele se concentrou no testemunho de Deus, centrado em Jesus Cristo crucificado. Paulo reconhece sua própria fraqueza e dependência de Deus ao ministrar, buscando que a fé dos coríntios fosse firmada no poder de Deus, não na sabedoria humana.

O ideal é que não sejamos tão precipitados em nossas convicções. Guarde essa afirmação de Paulo: "Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Precisamos ler esse versículo todos os dias. Lembrar que a graça opera na nossa fraqueza. 

Algumas pessoas que damos créditos espirituais, podem em alguns casos ser pessoas bem sucedidas na terra, o fato é que nossos critérios estão na maioria das vezes focados em sucesso natural, e por isso não discernimos os fundamentos de uma realidade no espírito, por causa disso podemos errar em nossa construção. 

Irmãos, o mundo é o oposto do Reino de Deus, os fundamentos e as realidades são completamente diferentes, e não temos como mesclar essas realidades para adequar as nossas projeções de vitória terrena. É justamente nesse aspecto que muitos dos nossos irmãos vocacionados tem se desviado do caminho perfeito, Jesus, a vida no Espírito. 

Há vários versículos na Bíblia que abordam a diferença entre o Reino de Deus e as coisas deste mundo. Aqui estão alguns exemplos:

João 18:36 (Nova Versão Internacional):
"Jesus respondeu: 'O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, os meus servos lutariam para que eu não fosse entregue aos líderes judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui.'"

Romanos 14:17 (Nova Versão Internacional):
"Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo."

Mateus 6:19-21 (Nova Versão Internacional):
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração."

Colossenses 3:1-2 (Nova Versão Internacional):
"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas."

Em algumas situações podemos nos deparar com pessoas que sabem tudo sobre a escrita da bíblia e o contexto histórico do que está escrito, conceitos, origem das palavras e conceitos etimológicos, porém, nada sabem sobre uma relação com Deus, através do Espírito e a experiência real com a sua Graça, uma real consciência de paternidade de Deus. 

Respeitamos essas pessoas como irmãos em Cristo, mas, algumas delas não estão aptas para nos oferecer uma experiência de vida com Deus, mas, apenas conhecimento especulativo e teórico sobre a bíblia. Andar no Espírito envolve uma realidade completamente voltada para a consciência de ressureição. 

Há versículos na Bíblia que destacam a ideia de que, espiritualmente, aqueles que creem em Cristo já participam de sua ressurreição. Aqui estão alguns exemplos:

Efésios 2:4-6 (Nova Versão Internacional):
"Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, — e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus."

Colossenses 3:1-4 (Nova Versão Internacional):
"Portanto, se vocês foram ressuscitados com Cristo, busquem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória."
Esses versículos destacam a realidade espiritual da ressurreição para aqueles que creem em Cristo. Eles indicam que, espiritualmente, os crentes já participam da ressurreição de Cristo e compartilham de sua vida e glória espiritual.

É necessário essa consciência renovada de um novo nascimento. Posso te dizer, que hoje, entendo que o que não vem do Espírito não tem proveito em nossa vida espiritual. Na eternidade, o que fizemos aqui que não foi por fé, não terá proveito nenhum como realidade de galardão. 

O galardão é o quanto de Cristo foi construído em nós. Ouro, prata e pedras preciosas também são usados em ilustrações espirituais na Bíblia, referentes a um contexto de construção. 

Por exemplo, em 1 Coríntios 3:12, Paulo compara as obras dos crentes à construção de uma casa, onde algumas obras são como ouro, prata e pedras preciosas, enquanto outras são como madeira, feno e palha. Isso ilustra a ideia de que algumas ações são duradouras e valiosas aos olhos de Deus, enquanto outras são transitórias.

Esses materiais são frequentemente usados na Bíblia para representar a riqueza material, a glória do Templo e, metaforicamente, a excelência e a durabilidade das obras espirituais. Isso nos dá clareza que que obras transitórias são vãs, e portanto, grande perda de tempo para quem espera um dia encontrar-se com Jesus em Glória. 

(Contnua...)

Deus abençoe vocês 

Leonardo Lima Ribeiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geopolítica e Justiça Social: Analisando o papel das nações e das organizações internacionais(6)

  (Antônio Carlos, Santa Catarina) Geopolítica e Justiça Social: Analisando o papel das nações e das organizações internacionais na promoção...