sexta-feira, 6 de março de 2015

Materiais de construção (Vida no Espírito) Pt3

 

(Durban-Corbières, França)

Então, sobre o ponto de não existirem mais apóstolos segundo o entendimento cessacionista, um dos argumentos é de que para ser um Apóstolo de Jesus teriam que ter andando com Jesus, e isso é bem plausível, porém, tenho algumas perguntas a lhe fazer, E Paulo, andou com Jesus? Alguns me respondem, mas, Paulo teve uma visão celestial, Jesus apareceu para ele. Certo, tenho outra pergunta. 

Não poderia Jesus aparecer para outros homens ao longo da história e fazê-los apóstolos? com a função de formar os cinco ministérios para edificação do corpo? Seja sua resposta sim, ou não, ela precisa estar aberta a considerações e principalmente ao ensino do Espírito Santo. 

"Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?" (1 Coríntios 9:1)

Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. (1 Coríntios 9:2)

O Evangelho se revela em vivê-lo, o apostolado é uma função do corpo de Cristo, como todas as outras.

4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
(Romanos 12:4-10)

A igreja só fica completa em suas funções de amadurecimento com a operação em unidade dos cinco ministérios. Alguns acreditam que a igreja pode alcançar sua plenitude somente com a função pastoral. Mas, alguém pode dizer: Ah! eu não concordo!!!

É importante que possamos entender algo, e avancemos para outro estágio da maturidade, e graças a Deus eu passei para outro nível o dia que entendi. Deus te deu liberdade de crer naquilo que você quiser, consequentemente, concordar ou discordar é um direito que todos temos. Então, se você discorda, apenas respeito o seu direito, que se encerra na minha concordância e decisão por viver como eu acredito, porque no fim, o que nos justifica em relação ao crer corretamente, é o fruto produzido

17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
(Gálatas 5:17-26)

Eu caminhei um tempo da minha jornada com pessoas que afirmavam diariamente que andavam no espírito, porém, o que se via em suas atitudes relativas aos irmãos era, competição, inveja, ciúme, cobiça, adultério, imoralidade sexual, ou seja, o que realmente diziam se contradizia em suas atitudes, pois, o fruto revela a árvore. 

Portanto, aprenda algo, não se baseie pelo discurso ou pela doutrina bem exposta na boca das pessoas e principalmente na sua, mas, observe o fruto, especialmente o que é produzido na sua vida, observe se é o fruto do espírito, ou se são obras da carne, o discurso não valida nada. 

3 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
4 Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.
5 Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
6 Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.
7 Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.
8 Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
9 Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,
10 Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.
11 Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
12 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.
(Salmos 26:3-12)

A sabedoria está em como distribui suas palavras e conhecimentos. Não refute o tolo, nem despreze aquele que tem sede de aprender a verdade. 

8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
10 Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
(Tito 3:8-11)

A fé se prova na experiência e no fruto

17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. (Tiago 2:17-24)

Nós podemos achar o que quisermos na Bíblia, e encontrar miscelânias de versículos para justificar nossa compreensão mental da palavra. Quando eu não era cristão, e praticava outras religiões de caráter espiritualista, em sua maioria também tinham a bíblia por livro sagrado, e apresentavam em suas explicações doutrinarias suas interpretações para os textos que contrariavam completamente a interpretação "evangélica" dos protestantes. 

Me diga, afinal, quem está certo? Quem pode nos responder, a partir da revelação absoluta da palavra? 

26 Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
(1João 26-29)

16 O mesmo Espírito TESTIFICA com o NOSSO ESPIRITO que somos filhos de Deus. (Romanos8:16)

Todos que justificam a si mesmos, conseguem usar a bíblia para explicar suas doutrinas criadas a partir de suas mentes. Porém, no Evangelho de Jesus Cristo, é o Espirito Santo quem expõe e confirma toda a verdade, porque Ele sempre vai apontar Jesus, que é a palavra e a verdade. 

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16:13)

Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. (Mateus 10:20)

(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); (Efésios 5:9)

Se você deixar o Espírito Santo que é o autor da Bíblia ensiná-la a você, terá o entendimento correto sobre a verdade. Ele irá falar ao seu coração. 

16 Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. (Hebreus 10:16-17)

Quando você se rende ao Espírito, você não precisa debater com sua alma, nem com as pessoas, você se dedica somente a vivenciar na prática aquilo que Ele te revelou em seu espírito que vem em entendimento para sua mente, manifestando a mente de Cristo em você. 

9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.(1Coríntios 2:9-16)

O fruto quando manifesto em nossa vida, transforma não só nosso comportamento, mas, também toda a realidade ao nosso redor. Portanto, é valido aquele dizer secular: Contra fatos não há argumentos!

(Continua...) 

Deus vos abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Vivendo para a Glória de Deus: O Testemunho da Luz Transformadora"

(Haramsoya, Noruega) Minha jornada missionária começou há anos, quando ministrei aulas de missiologia e fui envolvido em várias atividades m...