quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fundamentos Espirituais desde a Juventude(13)

 

(Schweinfurt, Alemanha)

Todos os meios para aplicação de líderes espirituais devem ser feitos desde a adolescência:

A formação espiritual desde a adolescência é fundamental para cultivar líderes espirituais sólidos e dedicados. Durante essa fase crucial da vida, são lançadas as bases do caráter, dos valores e da fé, que moldarão o caminho da jornada espiritual e ministerial no futuro. Investir na formação espiritual dos jovens desde cedo é essencial para capacitá-los a liderar e servir de maneira eficaz no Reino de Deus.

Provérbios 22:6 (NVI): "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles."

1 Timóteo 4:12 (NVI): "Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza."

Eclesiastes 12:1 (NVI): "Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: 'Não tenho satisfação neles'".

Provérbios 1:7 (NVI): "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina."

Salmo 119:9-11 (NVI): "Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti."


A falta de uma formação espiritual sólida na adolescência pode resultar em vários efeitos negativos na vida dos adultos. Aqui estão alguns deles:

Fragilidade espiritual: Adultos que não foram discipulados adequadamente na juventude podem enfrentar uma fragilidade espiritual, pois podem não ter desenvolvido uma base sólida de fé e conhecimento das Escrituras. Isso pode torná-los suscetíveis a dúvidas, incertezas e desafios em sua vida espiritual.

Desconexão com a comunidade de fé: A falta de instrução espiritual na adolescência pode levar os adultos a se sentirem desconectados da comunidade de fé. Eles podem não entender totalmente o valor da comunhão dos santos e podem lutar para encontrar um senso de pertencimento dentro da igreja.

Dificuldade em lidar com desafios morais e éticos: A formação espiritual adequada na adolescência ajuda os jovens a desenvolverem um conjunto sólido de valores morais e éticos. Sem essa base, os adultos podem enfrentar dificuldades em tomar decisões éticas e resistir à pressão social ou cultural contrária aos princípios bíblicos.

Vida de oração e estudo da Bíblia limitados: Adultos que não foram instruídos corretamente na juventude podem ter uma vida de oração e estudo da Bíblia limitados. Eles podem não entender a importância dessas práticas espirituais e, consequentemente, podem ter dificuldade em crescer espiritualmente e em desenvolver um relacionamento íntimo com Deus.

Dificuldade em liderar e discipular outros: A falta de uma formação espiritual adequada na adolescência pode limitar a capacidade dos adultos de liderar e discipular outros. Eles podem não se sentir confiantes em compartilhar sua fé ou em orientar outros no caminho cristão, devido à falta de conhecimento e experiência pessoal.

Provérbios 29:18 (NVI): "Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!"

Oséias 4:6a (NVI): "Meu povo foi destruído por falta de conhecimento."

Efésios 4:14 (NVI): "O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro."

Colossenses 2:8 (NVI): "Cuidado que ninguém os escravize a vãs e enganosas filosofias, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo."

Provérbios 19:27 (NVI): "Pare de escutar a instrução e você se afastará das palavras do conhecimento."

A Bíblia oferece poucos detalhes sobre a adolescência de Jesus, mas podemos inferir alguns aspectos de sua instrução e desenvolvimento espiritual com base em passagens específicas.

Instrução na Lei e nas Escrituras: Lucas 2:41-52 relata o episódio em que Jesus, aos doze anos, foi com seus pais a Jerusalém para a festa da Páscoa. Durante essa viagem, Jesus permaneceu no templo, ouvindo os doutores da Lei e fazendo-lhes perguntas. Isso sugere que Jesus tinha interesse e conhecimento da Lei e das Escrituras desde jovem.

Submissão aos pais e crescimento em sabedoria: Lucas 2:51-52 menciona que Jesus voltou com seus pais para Nazaré e estava sujeito a eles. Ele também crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Essa passagem indica que Jesus experimentou um desenvolvimento físico, intelectual e espiritual durante sua adolescência.

Trabalho como carpinteiro: A tradição judaica sugere que Jesus aprendeu o ofício de carpinteiro com seu pai José. Embora a Bíblia não dê muitos detalhes sobre esse período de sua vida, é razoável presumir que Jesus tenha passado parte de sua adolescência trabalhando como carpinteiro em Nazaré.

Vida de oração e comunhão com Deus: A ênfase de Jesus na oração ao longo de seu ministério sugere que ele cultivou uma vida de comunhão íntima com Deus desde jovem. Lucas 5:16, por exemplo, menciona que Jesus frequentemente se retirava para lugares solitários para orar.

Querido Deus,

Hoje, venho diante de Ti reconhecendo a importância da formação espiritual desde a minha juventude. Reconheço que, muitas vezes, falhei em buscar uma comunhão íntima contigo desde cedo, e por isso, peço o Teu perdão.

Ajuda-me, Senhor, a cultivar uma relação profunda contigo, desde agora e para o resto da minha vida. Capacita-me a entender a Tua Palavra e a aplicá-la em todas as áreas da minha vida. Que eu seja um estudante diligente da tua palavra, sempre buscando crescer em conhecimento e sabedoria espiritual.

Que o meu coração seja moldado pelos teus princípios e que eu desenvolva um caráter sólido, baseado nos valores do Teu Reino. Capacita-me a resistir às influências negativas ao meu redor e a permanecer firme na minha fé, mesmo diante dos desafios da vida.

Senhor, peço também sabedoria para guiar e influenciar outros, especialmente os mais jovens, no caminho da verdade e do amor. Que eu seja um exemplo vivo da Tua graça e misericórdia, mostrando o Teu amor a todos que me rodeiam.

Obrigado, Senhor, por me ouvir e por estar sempre ao meu lado. Que a Tua vontade seja feita na minha vida, hoje e sempre.

Em nome de Jesus,

Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Armadilha da Força: Como as Maiores Qualidades de um Líder Podem se Tornar Suas Maiores Vulnerabilidades(L9)

  (Schweinfurt, Alemanha) O orgulho é uma armadilha insidiosa para o líder desavisado, pois se infiltra de maneira sutil e subversiva em sua...