terça-feira, 16 de abril de 2024

Materiais de construção (Vida no Espírito) Pt2

 

(Grua, Noruega)

Parece simples para alguns, talvez para outros mais complicado, mas, é assim que é. Baseado nisso é que eu indico a você a leitura do livro "A batalha final, do autor Rick Joyner. É um bom livro para entender com clareza sobre o que construímos através da fé na nossa jornada aqui na terra. 

Deus fala assim com Paulo:

9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2Corintíos 12:9)

Minha sugestão é que você comece a ler a bíblia de forma sistemática, varias vezes o mesmo capítulo, varias vezes o versículo chave da sua meditação, orando no Espírito, e algumas vezes jejuando durante esse período de meditação específica. Nós precisamos de uma revelação clara em nossa mente vinda do nosso espírito sobre as verdade de Deus, para que possamos desfrutar delas como uma realidade em nossa consciência. 

Precisamos ultrapassar a barreira da mente afim de compreender a palavra como ela realmente é, espiritual. 

"...A minha graça te basta, porque o meu poder..." Veja: Deus está falando com ele, O MEU PODER... se aperfeiçoa na fraqueza." Quantas vezes pensamos que Deus vai produzir algo através do que temos de "bom", nossas habilidades e intelectualidade? A mente muitas vezes pensa assim: Sou muito bom em tudo que faço, sou inteligente e me viro para fazer qualquer coisa. Isso é bem interessante para desenvolver uma vida bem sucedida na sua jornada terrena, e não existe nenhum problema nisso, porém, as habilidades humanas frequentemente atrapalham a obra de Deus em nós e através de nós, porque nós costumamos sempre ter uma ideai "melhor" do que a de Deus. 

10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 11 Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. (2Coríntios 12:10-11)

Geralmente criamos nossos "eficientes" meios de fazer as coisas, e eles realmente funcionam, mas se a fonte desse conhecimento, a fonte da visão e compreensão não for o espírito, estaremos ainda atuando na natureza da queda, na capacidade caída do homem, e não no poder da redenção. Isso é algo que faz toda diferença. 

 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
(Romanos 12:1-2)

Muitos tem falado sobre igreja orgânica, tenho ouvido muito sobre isso nos últimos anos, mas quando chegamos perto para ver, notamos que poucos que estão falando sobre isso realmente entenderam o que seria uma igreja orgânica. 

A igreja orgânica é manifesta e não produzida. Podemos pensar em um exemplo de como seria isso. Paulo ficou preso, e ele não tinha o que fazer e nem como fazer nada na cadeia, em algumas circunstâncias Paulo ficou preso sendo torturado, amarrado em lugares úmidos, odores terríveis, e mesmo assim, havia tanta vida de Deus nele, se manifestando através de seu espírito que as pessoas que entravam naquele ambiente, geralmente guardas romanos, se convertiam. 

21 Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam.
22 Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da CASA DE CÉZAR. (soldados romanos que se converteram através de Paulo) 23 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém. (Filipenses 2:21-23)

As pessoas que entravam na cela de Paulo se convertiam com a manifestação e presença de vida de Deus (Zoe) em Paulo. Mesmo assim, ainda é difícil falar sobre isso porque uma parcela dos cristãos não percebe esses pontos, por estarem ainda aprisionados na mentalidade humana, e nos raciocínios da intelectualidade. 

Um outro fator que gera polêmica entre os cristãos é a fé edificada produzida pela oração no espírito. Você pode ter vida de Deus sem orar no Espírito? claro que sim, porém, sempre uso um exemplo para incentivar as pessoas a orarem. Se você pode ter um motor 2.0 16 válvulas turbo, porque iria preferir um 1.0 4 válvulas? entre um Uno e uma Ferrari qual iria escolher para chegar mais rápido? Se você pode usar uma ferramenta de aperfeiçoamento da sua vida espiritual, por que abrir mão dela? Sabemos que é por incredulidade, mas, a humildade em querer receber a verdade pode abrir o coração para um crescimento exponencial. 

"20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna." (Judas 1:20-21)

Algumas pessoas se ofendem quando falamos de oração no espírito pelo fato de não terem ainda manifestado esse dom, e sentem-se como se eu estivesse dizendo que elas não são "crentes" suficientes para orar. Isso não é verdade, não é isso que quero dizer, a minha intenção é única e exclusivamente ajudá-los a aperfeiçoar o amor de Cristo através da fé, essa que pode ser edificada através dessa prática. 

Veja o que significa o verbo edificar:

"Edificar" significa construir, erigir ou edificar algo, geralmente referindo-se à construção física de estruturas como casas, edifícios, monumentos, entre outros. Também pode ser usado de forma mais figurativa para indicar o ato de construir ou fortalecer algo abstrato, como ideias, relacionamentos, valores, etc.

Em nosso caso, a fé

"Mas vós, amados, EDIFICANDO-VOS a vós mesmos..."

Quando lemos a palavra com nossa mente humana, interpretamos o texto de forma superficial, no limite do que a nossa interpretação textual pode nos oferecer através das limitações de nossa intelectualidade, e por esse motivo existem tantas religiões "cristãs", tantas denominações e formas de enxergar o Evangelho, pois não estão reveladas por um só espírito, no Espírito Santo, mas, através da mente dos homens. 

E nós dizemos que significa aquilo porque nosso cérebro diz que é, e as interpretações são equivalentes ao nível de orgulho e altivez de cada um, sustentados por convicções racionais. Vamos lembrar que as habilidades da mente pertencem a realidade da queda. O espirito vivificado é a realidade redimida. E se você não entender isso, vai achar que o que você faz, e dá resultado, é orgânico e vivo, mas, não é. 

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. (1Coríntios 3:10-14)

Olhemos principalmente para o que Paulo quer dizer com esse versículo:

13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Isso é o que o Espírito Santo quer fazer através do nosso espírito, colocar um fundamento (Cristo) em tudo o que fazemos, e o que fazemos deve ser exclusivamente pelo canal da fé, que sempre aponta e revela Jesus em nós. 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
(1 Pedro 1:3)

A teologia o longo dos séculos precisou criar justificativas para explicar o que o homem não compreendeu. Por exemplo a teoria cessacíonista de que não existem mais o ministério apostólico e profético nos dias de hoje, além da ideia de que os dons cessaram. As coisas espirituais não podem ser explicadas pela mente humana, mas, o homem por não aceitar ficar sem uma resposta que seu cérebro aceite, criam então doutrinas baseadas em especulações racionais pautadas em suas interpretações dos textos. 

20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. (1Coríntios 1:20-31)

(Continua...)

Deus vos abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que a salvação realmente produz em minha vida terrena?

  (Schweinfurt, Alemanha) O que a salvação realmente produz em minha vida terrena? Quando alguém é salvo por Jesus, recebe uma série de bênç...