(Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil)
(Continuação...)
Quando nós vamos para um contexto pessoal, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que
amam Jesus, Ele disse: porque me chama de Senhor? Porquê me diz Senhor, Senhor se não fazem o que eu falo?
Quando a mãe e os Irmãos de Jesus chegaram no ambiente em que Ele estava falando para as
multidões, e alguém disse: Senhor sua mãe e seus irmãos estão te chamando, ele disse: quem é minha
mãe? Quem são meus irmãos? São aqueles que fazem a vontade do meu pai. É para esses que funciona a afirmação: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que obedecem a Deus. portanto não é para todos.
Então a doutrina que diz que você vai fazer tudo errado mas no final vai dar certo ou que você vai
fazer tudo errado mas era para você fazer errado porque era vontade de Deus que você fizesse assim, ela não condiz com o que Jesus falou, “porque me chama de Senhor?” Ele esta dizendo: por que
que você me chama de Senhor? Porquê que você vai na igreja? Porquê que você diz que é crente?
Você vai, faz tudo, todas as atividades religiosas dentro da instituição, você faz tudo que manda
você fazer, mas você não obedece a Jesus, que é a palavra.
Eu acho tão engraçado hoje no YouTube tem tantos vídeos de pessoas tentando provar o contrário
das coisas mais simples, você acha que precisa tentar provar para alguém que é necessário
congregar? Congregar é um convívio entre os cristãos. As pessoas estão tentando provar que tem
que congregar, e outras tentando provar que não precisa congregar. Eu vou falar a minha opinião
pessoal: se você não tem necessidade de estar no corpo e conviver com as pessoas, tem algum problema
com você.
Eu me mudei, fiquei aqui em Pomerode dois meses sem ir numa igreja, sem congregar em lugar nenhum, sem saber o que fazer. Eu fui consagrado pastor em 2016 estava dentro da igreja 24 horas, depois saí, mudei de estado, pensei: agora eu vou para uma igreja me sujeitar lá como uma ovelha, ou eu vou começar um trabalho pastoral, o que eu vou fazer? eu já sei o que eu fazendo aqui e o que eu vou fazer, só que eu preciso congregar, e hoje eu fui na igreja de manhã fui em outra cidade perto de onde eu moro, porque lá tem uma igreja que é da mesma linha daquilo que a gente acredita, e foi muito bom, foi muito bom, vi no espírito a presença de Deus, ele manifestou o Espírito Santo, manifestou de forma sensorial, não foi a emoção, eu vi que ele se manifestou para mostrar para mim o que é congregar.
Então para que ficar fazendo vídeo tentando provar para as pessoas que não quer congregar, o isolado deve estar com algum problema. Irmão se você puder ajudar alguém que não está congregando ajude, se a pessoa está machucada, está ferida, está com algum trauma, mas o congregar não é uma obrigação, nada no Evangelho é obrigação, as coisas do Evangelho são propostas de crescimento, propostas de aperfeiçoamento, são propostas, nada é obrigado.
Dízimo, você não concorda com dízimo? Isso é avareza. E é normal, avareza é obra da carne.
Porquê às vezes você vai acusar uma pessoa de avarenta, mas você pode ter outra coisa, outra deformidade menos explicita. Todos nós temos as nossas deformidades que precisam ser aperfeiçoadas para uma vida no espírito, a gente precisa mortificar essas obras, mas quem não concorda em dar oferta e dizimar é avarento, é como se fosse assim: para cada fruto do espírito, tem uma obra da carne, quando essa obra da carne é mortificada manifesta um fruto do espírito, se o fruto do espírito não está manifestando que a generosidade é porque ainda tem a obra da carne que é avareza.
Então não é algo que é obrigatório. Ninguém é obrigado a nada, só que quando você chega à conclusão que você é avarento, você mortifica essa obra na sua vida, automaticamente vai manifestar generosidade. Eu nunca dei dízimo ou oferta obrigado porque ninguém nunca me constrangeu a isso, uma das características do fruto do espírito é generosidade.
Você já parou para pensar quando você vê outra pessoa sendo beneficiada de alguma forma através
daquilo que Deus te deu isso gera alegria, se isso não gera alegria é avareza, é idolatria, você ama Mamon o deus dinheiro. Então o quê que você precisa fazer? Andar na palavra, porquê a palavra vai te
aperfeiçoar, a palavra vai mortificando as obras da carne, você vai sendo transformado. Eu não tenho dificuldade de falar de dinheiro, de dízimo e de oferta não tenho, porque assim as pessoas pregam de um jeito tão religioso que dá impressão de que é mais ou menos assim:
- Ah, as igreja roubam, tem gente maliciosa, assim se você tá numa igreja que tem evidências de
que as pessoas ali são manipuladores, são pessoas que tem mal caráter, não deve ficar lá, você
não deve parar de dizimar e ofertar lá, tem que sair do lugar. Você tem que ir para o lugar onde
as pessoas são idôneas, porque se você também está num lugar onde não tem pessoas idôneas, não tem nada para receber dessas pessoas, porque se você está buscando um caráter transformado, você tem coisas na sua vida que deseja quer mudar, você é mentiroso, tem alguma deformidade no seu caráter, você não pode ir para um lugar aonde seu líder é pior do que você. Então você tem que procurar outro lugar, só que existem pessoas que são extremamente deformadas como liderança, mas isso não anula o princípio.
Se tem um pastor que esta extorquindo as pessoas com manipulação e persuasão, se existe pessoas assim, o fato de existirem essas pessoas não anula o princípio bíblico de dizimar e ofertar. Então você tem que trocar de lugar, não tem que parar de praticar o princípio. Você precisa compreender a minha tentativa, que é justamente trazer essas coisas simples que parecem não serem tão simples, porque as pessoas não estão conseguindo fazer, elas não estão conseguindo praticar o básico do básico.
O básico do básico são essas coisas: congregar, dizimar, ofertar. Abraão deu dízimo, e ele não foi o primeiro a dizimar porque desde Adão e Eva que tem isso, mas de uma forma clara, onde você vai ver a palavra escrita: DÍZIMO. Abraão deu o dízimo de tudo para Melquisedeque rei de Salem sem genealogia, que significa ele não veio de ninguém, porque Melquisedeque é um tipo de Cristo, então Abraão deu o dízimo e depois que Melquisedeque entregou o pão e vinho para ele foi revelado o corpo e sangue de Jesus. Abraão deu dizimo e Abraão é o pai da Fé então não tem nada com a lei, a lei veio depois de Abraão, Abraão não andava na lei e Abraão deu o dízimo. Deus se revela para você em coisas
específicas, só que o que Deus fala para na sua vida pessoal tem dois fatores que
você nunca pode esquecer; Primeiro: Deus não fala nada fora da palavra, o Espírito Santo não vai
falar nada com você que não possa testificar dentro da palavra, sem você tentar interpretar para
fazer as coisas do jeito que você quer, você não interpreta a palavra, ela que se revela, o Espírito
Santo dá testemunho de Jesus, e Jesus disse: as escrituras dão testemunho de mim.
Quando ele subiu e ascendeu ao céu, sentou a direita do Pai e o Espírito da Verdade veio apontar toda a verdade para nós, habitando dentro de cada um que nasceu de novo. Deus pode falar coisas pessoais com você, tudo que ele estiver lhe está conduzindo. Mas, se o que deus está te conduzindo a fazer não condiz com a palavra sinto muito, provavelmente não é o mesmo Deus da Bíblia. As pessoas que tentam provar que dízimo é da Lei, e o porque de não seguirem o propósito de devolverem, que ficam tentando provar a interpretação pessoal, simplesmente estão pregando para si mesmas através de sua avareza.
Abraão deu o dízimo!!
Ah pastor, mas lá no novo testamento não fala de dízimo! Aí você pega toda a igreja de Atos dos
Apóstolos e você vê Paulo falando em segunda carta aos Coríntios Capítulo 8, medite, abra o seu coração, ore; Pai eu quero ver a verdade, eu não quero provar que estou certo, é muito difícil conversar com pessoas que querem provar suas teorias usando a Bíblia como fonte de justiça própria ao invés de ler a Bíblia para Deus revelar a palavra para eles. Eles tentam usar a Bíblia como respaldo para as teoria da cabeça deles.
Você já sabe quantas religiões existem no mundo e que usam a Bíblia? Várias! centenas!
Só porque cada um criou a sua própria religião e usa a Bíblia para se justificar, é só você usar as
partes que você se interessa, as pessoas que são muito extremistas com coisas específicas. É porque
eles se atentam a uma parte da Bíblia: Eu quero falar só sobre dinheiro, então eu vou
procurar tudo que tem sobre dinheiro na Bíblia e você vira especialista nisso, só que aí eu começo a
ignorar as outras coisas. Além de que existem a vocação de mestre dentro do corpo para ser o fundamentador da doutrina, mas, todo mundo lê um pouco e já quer ensinar e se posicionar como mestre sem conhecer profundamente, e sem ter a vocação de mestre.
Ah não existe oração em línguas, não existe apóstolo, não existe profeta.
Só existe aquilo que você quer que exista, então você acha lá na palavra aquilo que você quer, você usa
a Bíblia para respaldar a sua teoria e a sua ideia das coisas.
-Ah mas Lutero 500 anos atrás traduziu a Bíblia. Ele estudou tudo, ele fez a confissão, não sei do que ele fez, se ele fez segundo que ele entendeu, e ele deu muita ênfase, sempre que alguém tenta provar alguma coisa com a Bíblia sempre dá ênfase em alguma coisa da Bíblia, e acaba esquecendo outras.
Tem determinadas doutrinas que elas falam: (vou dar um exemplo não vou entrar aqui no fator se é
certo ou errado mas só para você entender) Predestinação, vou provar para você que existe predestinação. Ai eu pego toda a Bíblia para provar que existe predestinação, e consegue montar uma explanação consistente e bem fundamentada, porém, depois vem com outro extremo e fala: Não existe apostolo, não existe profeta. A forma de Deus falar e você compreender dentro da palavra, e você conseguir ir andando na jornada, o que você não compreende direito lá na frente você vai entender.
Ande passo a passo e Deus vai te revelando. Jesus disse: aprendei de mim que sou manso humilde. Se você não for humilde você não vai aprender de Deus, você vai aprender das ciências, o cérebro humano é adaptado para o contexto terreno, então você pode se tornar o maior PHD da terra, especialista em várias ciências, sociologia, filosofia, e isso não é um problema, mas aqui na palavra você vê o exemplo de Abraão, e a palavra só se revelava por ela mesma, pelo Espírito Santo, é o Espírito Santo que revela a palavra não é a sua mente, seu homem natural sempre vai pender para aquilo que você quer, para aquilo que você acredita, suas crenças pessoais e se você não tiver humildade do seu coração você vai ficar aprisionado pelo resto da vida, mesmo tendo recebido gratuitamente a liberdade em Cristo.
(...Continua...)
Deus vos abençoe
Leonardo Lima Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário