segunda-feira, 10 de abril de 2023

Você pode estar aprisionado pela falsa igreja

(Worms, Alemanha)

"Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." (Marcos 13:6)

"Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles." (Lucas 21:8)

Jesus já nos avisou desde sua passagem aqui na terra como homem, de que haveria falsificadores não só da mensagem mas também da personalidade. Sabemos que uma maneira muito eficiente de enganar é apresentar uma cópia, uma réplica, e dessa forma enganar não somente os que não tem habilidade de discernir mas também aqueles que de alguma forma querem levar vantagens. 

Já parou para pensar porque existem tantas igrejas falsas e ministros impostores? Será que é somente porque o povo não sabe discernir o falso do verdadeiro? Acredito também que seja por causa da intenção do coração das pessoas. Pense!! Aqueles que desejam a prosperidade independente da verdade alimentam ministérios que de alguma forma prometem ou oferecem parcialmente formulas de enriquecimento, para aqueles que desejam a cura independente de receber como Senhor aquele que os curou, Jesus Cristo, vão encontrar ministérios com esse dom e vão ficar por ali vivendo de sinais e milagres em buscar uma relação com Jesus e vão estar sujeitos a manipulação e controle desses líderes. 

Portanto, existem vitimas e culpados do mercado gospel, mas nem sempre é o abusador espiritual o único mal intencionado, pois muitos são vitimas também de suas vaidade e desejos pessoais. A ambição e a ganancia são arapucas bem eficientes que aprisionam a pessoa a lugares onde oferecem aquilo pelo que suas concupiscências se inflamam.

Portanto, podemos afirmar que jamais, para quem procura verdadeiramente Jesus Cristo como prioridade, a prisão e a cadeia do engano será permanente. Pois, Deus, pelo desejo no coração do crente pela verdade, criará meios de libertá-lo. 

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 7:22,23)

Muitos líderes justificam a presença de Deus e a prioridade da verdade de seus ministérios usando os dons como sinais de aprovação de sua conduta e funcionamento da instituição. E através de versículo do evangelho de Mateus podemos ver que isso é bem relativo, pois Jesus afirma para homens que disseram ter feito muitos sinais e maravilhas, expulsaram demônios, e varias outras ações através dos dons sem estarem de certa forma debaixo da aprovação de Deus. 

Constatamos então que os dons não comprovam nada, nem aprovam ninguém. É a palavra que nos mostra isso, portanto não é uma questão de opiniões. 

"O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:11,12) 

O ambiente de governo do Espírito de Deus não é de competição. Ambientes onde existe competição, disputa, divisões e acepção de pessoas por interesses de status, riqueza e posição mostra-se duvidoso em relação ao governo do Espírito de Deus. Principalmente onde ocorrem abusos de autoridade espiritual ou opressão, manipulação e controle. 

"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2 Coríntios 3:17)

Um ambiente onde os sinais, as maravilhas e os dons em geral estão acima da palavra de Deus, revelada na Bíblia nos mostra uma indução a negação da inerrância da Bíblia. E se você, vê tudo isso, identifica essas divergências com a palavra, observa os desvios e enganos, e ainda escolhe permanecer nesse lugar, como pode ainda se colocar na posição de vítima? Você é muito mais um cúmplice do que uma vítima. Diferente daqueles que estão verdadeiramente enganados por não saber discernir. 

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. (2 Timóteo 3:1-8)

A descrição que Paulo dá a Timóteo sobre esse tipo de pessoa, que podemos encaixar em líderes, é suficiente para fazermos uma mensuração do local onde congregamos. Não precisa apontar para ninguém de forma pessoal, mas observe somente o ambiente  e as relações. Alguns podem dizer: "Ah, mas a igreja é um hospital", sim, concordo, porém, a liderança tem responsabilidade de ser pelo menos madura e livre de deformidades de caráter que coloque em questão a idoneidade daquilo que temos como alvo no Evangelho. Não se justifica o que temos visto em alguns ambientes eclesiásticos. 

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. (2 Coríntios 11:13-15)

Eu poderia conversar horas sobre isso, apontar na Bíblia em todos os 66 livros contextos para reprovar uma liderança imatura, ou mesmo corrupta em suas intenções, porém, O Espirito Santo é mais eficiente para te chamar para a verdade e te mostrar através dos olhos de Jesus o que é a verdade. 

Não se engane, muitos aparentam ser muitas coisas, mas, são simplesmente inimigos da cruz, e enganam a muitos, mantendo-os cativos na imaturidade e idolatria. 

Em nosso canal disponibilizamos vídeos de discipulados para que você seja amadurecido, aperfeiçoado e saiba discernir os enganos oferecidos hoje pela falsa ou antes verdadeira porém agora corrompida igreja de nossos dias. 

Aconselho-te que procure congregar em um local saudável, com uma liderança amadurecida e fundamentada na palavra de Deus. Dessa forma, você vai conseguir crescer dentro de sua chamada e vocação e desenvolver os dons dados a você pelo Espirito Santo. 

Ore em todo tempo no Espírito, nesse tempo mais do que nunca, jejue, porque os tempos estão ficando cada vez mais difíceis, principalmente na atmosfera espiritual, onde nossos olhos naturais não podem enxergar, e isso tem criado um desanimo e desistência de muitos, que acabam por cair na distração e perder a sua fé verdadeira que deveria estar apontada exclusivamente para a suficiência de Jesus 

Deus te abençoe
Grande Abraço

Leonardo Lima Ribeiro  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corrigir, disciplinar e excluir é falta de amor?(L10)

(Ilha de Haramsoya, Noruega) A diferença entre ser pecador e ser perverso tem raízes profundas tanto na linguagem comum quanto na visão bíbl...