(Alsheim, Alemanha)
"Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia;
Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus."
(2 Coríntios 8:1-5)
Durante meus quase treze anos de vida cristã, já ouvi todo tipo de argumentos sobre dizimo e ofertas, alguns muito educados, mesmo que opositores, e muitos bastante agressivos, e aprendi algo muito importante que me manteve fiel naquilo que acredito desde o inicio e até hoje tem sido uma convicção, todas elas apoiados no que entendi dentro da palavra.
A palavra de Deus é em primeiro lugar para direcionar a minha vida, e consequentemente dando frutos, poderei falar dela com autoridade. Em todos os livros da Bíblia podemos ver como funciona o principio da oferta financeira, mesmo que em cada época a moeda fosse diferente, sempre ela correspondeu a valores de poder de compra. Alimentos, sementes, ouro, prata, etc, sempre foram um meio de medir a riqueza, e portanto, de comprar outros bens, assim, a porcentagem do dizimo era contada baseado na moeda correspondente ao poder de compra daquela época. Se era ouro, em ouro, se era em sementes, sementes e se era em moeda fundida, em moeda. Simples. Hoje, no Brasil, nossa moeda corrente não é cesta básica, nem sementes, mas o Real, dinheiro em papel moeda. Sendo assim, o dizimo e a oferta, é dado dessa forma, mas, dado a quem?
Deus não precisa de dinheiro, Ele é o dono de tudo. As igrejas não são Deus, então não tenho que dar para a igreja, aliás, não tenho como dar nada, pois Deus me deu tudo, nada do que tenho é realmente meu, tudo veio Dele, então por que tenho que ofertar a Deus?
Minha resposta é: Você não é obrigado a nada, eu decidi ser dizimista e ofertante por que assim entendi na palavra, e porque tenho desejo de demonstrar a Deus através de um ato de fé, o quanto sou grato por ele ter me salvado e ser provedor em minha vida, a oferta é um ato de fé, que demonstra honra a quem me criou, e me salvou da condição caída, da morte eterna, e me deu saúde e disposição de viver uma vida plena, ou seja, minha primeira motivação é por reconhecê-lo como Deus, e ser grato ao que Ele fez por mim, dando seu filho para morrer na cruz. Tem a ver com o meu coração, com a motivação de gratidão. E porque dou na igreja, ou a um ministro do evangelho? porque ele é quem Deus escolheu e levantou para anunciar as boas novas, e dessa forma foi constituído como uma autoridade espiritual, qualificado para receber minha oferta.
"Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;" (1 Timóteo 5:17)
"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." (Gálatas 6:6)
Desde quando fui convertido, convencido pelo Espirito Santo da necessidade de um Salvador em 2008, eu me tornei dizimista e ofertante, e tenho dezenas senão centenas de testemunhos suficientes para testificar da minha fé nesse principio, portanto, é suficiente para mim, e isso me basta.
Ah, pastor, mesmo assim eu não concordo!!
Use da sua liberdade, não concorde, e não faça, afinal você é livre, mas faça por decisão sua, e não conteste o que está escrito, nem procure interpretações errôneas para se justificar, apenas seja sincero consigo mesmo e diga, apesar de ser um principio, eu não tenho intenção de praticá-lo.
Pastor, porque as igrejas falam tanto de dinheiro??
Pode ser por dois motivos, um bom, e outro ruim:
O bom é que muitas igrejas ensinam as pessoas a forma correta de praticar a palavra, e o dizimo e oferta são práticas bíblicas, e consequentemente vai fazer parte do ensino da verdade falar desse assunto, além de quê, a avareza é um grande problema da humanidade, e só pode ser sanada através dessa prática.
O ruim, é que muitos ministros da palavra são gananciosos, e idolatras de dinheiro, e por isso vão usar a palavra para persuadir as pessoas a alimentar sua ganância, mesmo assim, não devemos parar de praticar o principio pela deformidade desses ministros, o que devemos fazer é mudar de igreja, pois se você está num local onde o pastor não é forjado na verdade a ponto de ser dominado pela ganância, provavelmente ele não vai ter muita coisa a acrescentar na sua vida.
A verdade é que o diabo tem enganado muitos cristãos apontando como justificativa para não andar em certos princípios o erro dos ministros, ou em alguns casos, supostos ministros, porque muitos não chamados, mas também muito pouco são escolhidos.
"E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.' (Hebreus 7:9)
"E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão (O pai da fé) deu-lhe o dízimo de tudo." (Gênesis 14:20)
"A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; (Hebreus 7:2)
"E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, (eu, Jacó) certamente te darei o dízimo. (Gênesis 28:22)
"Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras. (Lucas 11:42)
E mesmo assim, nada deve ser feito por obrigação da lei, mas por alegria e generosidade da graça, visto que Paulo nos fala assim quando instrui os coríntios:
"E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus."
(2 Coríntios 9:6-12)
Irmãos, essa palavra foi direcionada a quem ler a bíblia, ela é para mim, eu decidi praticá-la, e o Espirito Santo é testemunho do meu coração e minha motivação em fazê-lo, porém, você é livre no Espirito para viver como decidir, você só não é livre para se justificar adulterando a palavra de Deus em seu favor.
Eu não abro mão do meu beneficio de poder ser dizimista e ofertante, porque sinto como que um privilégio ser participante do Reino de forma financeira, afinal, posso transformar riqueza natural em riqueza eterna, além de seguir o principio de sabedoria ensinado em provérbios, onde o homem mais rico que já existiu, Salomão, ensinou pelo Espírito de Deus o seguinte:
"Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
HONRA AO SENHOR com os TEUS BENS, e com a PRIMEIRA PARTE de todos os teus ganhos;
E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho (alegria e contentamento) os teus lagares.
(Provérbios 3:1-10)
Sempre me perguntam, Pastor? como você se sustenta? E a minha resposta é sempre a mesma: Deus usa pessoas que entendem o que eu entendi, para me trazer a colheita daquilo que eu semeei. Eu vivo da colheita do que tenho plantado, pois só planta quem creu, é pela fé. Inclusive, Deus usa também pessoas que não entenderam, para me mostrar sempre que quem provê é Ele, e não as pessoas que ofertam. Por isso, eu não preciso persuadir ninguém, porque Deus me dá a semente (oferta de fé), Deus da crescimento da semente, ele multiplica minha colheita e me dá também sabedoria para colher. Só posso te sugerir que seja um semeador, procure um ministério onde você vê a manifestação clara de Deus, e coloque suas sementes lá.
Ele me chamou para um propósito especifico de viver pela pregação da palavra, isso não é para todos, pois muitos, a maioria, vão viver de seus trabalhos seculares, isso é o Reino de Deus, cada um andando naquilo que lhes foi proposto.
Cuidado com pessoas que querem te ensinar uma "graça" fundamentada na irresponsabilidade com a verdade.
Nada deve ser por imposição, mas a verdade deve ser ensinada e deixada ao Espirito Santo para convencer.
Viver a palavra é uma escolha sua, e está incluído no amor de Deus sua liberdade de decisão!!
Deus te abençoe
Leonardo Lima Ribeiro
Glória a Deus,jesus seja louvado por essa palavra!
ResponderExcluirÉ melhor dá do que receber 😍🔥
ResponderExcluirGloria a Deus por sua palavra e princípios maravilhosos para nossa vida.
ResponderExcluir