terça-feira, 24 de maio de 2022

Palavra da semana (12)

 

(Istambul, Turquia) 

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
(Tiago 1:2-4)

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
(Tiago 1:19,20)

O homem que Deus quer forjar, expressará o caráter de Cristo, por que segundo Paulo fomos predestinados para ser transformados segundo Sua imagem e semelhança, e nesses cinco versículos Tiago nos mostra alguns dos meios que o Espírito Santo se utiliza para fazer resplandecer o rosto de Cristo em nossa face, para que o mundo veja a Glória de Deus em nós. 

1 - Tende por motivo de alegria passardes por várias TRIBULAÇÔES. 
O Espírito Santo não nos envia tribulações, mas Ele se utiliza delas para edificar nossa fé, purificar nossas motivações e forjar nossa perseverança e confiança no Senhor. O simples fato de lermos a bíblia e entendermos os princípios e preceitos, aprender hermenêutica e exegese do texto não nos faz aptos e forjados, o que nos faz aptos é o fogo das tribulações, por isso Tiago diz para nos alegrarmos em meio as tribulações, porque elas são benéficas em seus fins. 

2 - A perseverança deve ter ação completa, para que sejais PERFEITOS e INTEGROS, em nada DEFICIENTES. 
Tiago ensina que a perseverança quando completada pela ação da fé (confiança no Senhor) em meio as tribulações, tem um fim, um fruto e uma recompensa: Ele diz que nos tornamos perfeitos e íntegros, a palavra íntegros significa inteiro, completo, totalmente probo, irrepreensível na sua conduta; honesto, incorruptível, portanto, podemos entender que existe sim um modelo daquele que tem autoridade em anunciar a mensagem de Jesus Cristo. Existe um grau de mensuração e aprovação para o chamado. 

Ele é chamado, submetido ao fogo das tribulações, aperfeiçoado na esperança que quando completa em sua ação te torna perfeito e íntegro, em nada deficiente. Os mensageiros aprovados, são os que passaram por esse primeiro estágio em áreas especificas de sua vida. 

"Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma."
(Tiago 1:21)

3- A palavra em vós implantada. Ela que lava toda a impureza em nós, somos lavados pela palavra. Podemos ouvir as direções do Espirito Santo e sermos filhos obedientes, mas só seremos moldados em seu caráter quando somos lavados das impurezas pela palavra que nos é implantada. O texto diz: "A QUAL È PODEROSA PARA SALVAR A VOSSA ALMA"

4- "Todo homem, pois, seja pronto para OUVIR, tardio para FALAR, tardio para se irar. Porque a ira (carne) do homem não produz a justiça (transformação) de Deus." O que nos transforma não é o que falamos, é o que ouvimos, pois o que falamos é fruto do que temos ouvido. a fé vem pelo ouvir, por isso quando creio eu falo, e falo exatamente o que cri. Lembre-se: Confessamos a palavras por que cremos, mas cremos porque ouvimos, pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. 

Sendo assim, nosso testemunho ao mundo do amor e da Gloria de Deus não é o que falamos, ou o que entendemos ou o quanto o Espirito Santo fala conosco, mas o quando ouvimos, e praticamos o que temos ouvido, e perseveramos em meio a tribulação, nos deixamos ser forjados, somos quebrantados, purificados pelo fogo das tribulações até que sejamos perfeitos e íntegros naquilo que estamos anunciando. Deus em seu amor infinito não nos condena em nossas falhas e deformidades, mas ele oferece a transformação pelos seus processos para as pessoas vejam que sua palavra é eficaz naquilo que ela diz. 

É o Espirito santo que convence, somos apenas anunciadores, mas como podemos anunciar com fé, certeza e convicção um poder e glória que se mostra incapaz de transformar a nossa própria vida? Temos falado muito e ouvido pouco. O ditado popular "o peixe morre pela boca" é verdadeiro em nossa fé, pois a mensagem anunciada sem o testemunho da integridade, tem matado mais pessoas do que dado vida, o muito falar pautado em uma vida sem testemunho tem trazido mais vergonha do que exaltação a Cristo, pois fazemos a imagem de que a verdade é ineficaz para transformar aquele que anuncia. 

Que possamos gastar uns dias em meditar nesse entendimento de prática para que o Espírito nos mostre onde não temos sido íntegros apesar de anunciantes. 

Deus abençoe vocês.

Leonardo Lima Ribeiro 

Um comentário:

Corrigir, disciplinar e excluir é falta de amor?(L10)

(Ilha de Haramsoya, Noruega) A diferença entre ser pecador e ser perverso tem raízes profundas tanto na linguagem comum quanto na visão bíbl...