domingo, 3 de abril de 2022

Palavra da semana (7)

 

(Rondonópolis, Brazil)

Olhemos para alguns versículos de Isaias 53, a partir do versículo 1:

"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?

2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
 
Eu acredito que todo mundo alguma vez na vida, mesmo que não tenha tomado a ceia de Jesus, já ouviu falar sobre ela, ouviu quando era criança, ouviu falar porque foi convidado, algum amigo comentou, situações desse tipo, creio que todos sabem do que estou falando. 

Só que todas as palavras que estão escritas na Bíblia precisam gerar uma ação na nossa vida, quando temos o entendimento revelado daquilo que esta escrito, isso precisa causar uma mudança em nosso comportamento. Vou dar um exemplo do que seria isso, quantos de nós já ouvimos que Jesus levou nossos pecados na cruz? quem já ouviu isso?  Então o que acontece é que nós passamos a vida toda ouvindo muitas coisas relacionadas ao evangelho, porem a gente não tem compreensão da verdade que ouvimos. 

Quando nós desfrutamos dessa verdade? quando verdadeiramente entendemos!! 
Vamos dar um exemplo da ceia de Jesus. vamos celebrar a ceia porque a ceia é uma celebração, porém ela é uma celebração que nós fazemos através da fé  e quando feita em verdade, essa ação de fé tem uma ação espiritual na nossa vida.

Qual que é a diferença? Quando você faz aniversário, faz uma festa, porém, você não está celebrando o seu aniversário, mas essa celebração é a comemoração de algo, não somente um dia específico, mas a sua vida em si, a festa muda algo? Muda ou não? Não é uma celebração sobre um dia, mas sobre uma vida. 

Então qual a diferença de celebrar a ceia de Jesus?  É que todas as vezes que eu celebro a ceia, minha fé é depositada nessa verdade, a verdade de que Jesus está vivo e ele levou sobre si a morte que estava em mim. Eu recebo do beneficio do corpo de Cristo, da aliança que eu tenho com Cristo através da fé.

O que aconteceu? antes de Jesus Cristo andar na terra como homem, antes, a Bíblia diz que o homem estava sob maldição porque ele desobedeceu a Deus no jardim do Éden. Deus criou todas as coisas, criou o homem, colocou-o no jardim e estabeleceu uma relação com o ele. Talvez o que eu vou falar vocês nunca ouviram; como Deus estabeleceu a liberdade para o homem? Já parou pra pensar porque Deus colocou o homem no Éden e disse a Adão que ele não poderia tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal, qual o objetivo de Deus estabelecer uma relação, dando a opção ao homem de rejeita-lo?? 

A primeira prova de amor de Deus para o homem, foi dar a liberdade de escolha, porque o amor não aprisiona. O amor oferece a opção de não ser correspondido, mesmo que exista a consequência, a opção deve estar disponível, porque se Deus não desse a opção, não seria amor, e Deus é amor. 

Então ele colocou uma arvore chamada Arvore da vida (que é Jesus Cristo), e ele colocou outra que era a do conhecimento do bem e do mal. O que é conhecimento do bem e do mal? No Éden era a opção que Deus deu ao homem de rejeitá-lo. É a independência do homem, a razão, a autonomia que ele poderia ter se apoiando em si mesmo. Deus disse a ele que no dia que ele comesse certamente iria morrer. 

("Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais."Gn 3:3)

Mas, havia a astúcia do inimigo:

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

A serpente persuadiu Eva e colocando uma duvida na mulher. Como é essa história? Eva disse: se a gente tocasse (já mudou) Deus disse: comesse (Eva disse tocar) "se eu tocar nela certamente eu vou morrer", Eva já estava confusa e satanás disse assim: não!! não é bem assim (gerou uma duvida), então notamos desde o início que toda vez que satanás quer te atacar ele vai colocar dúvida na verdade que você recebeu. 

A serpente disse a Eva: não é bem assim, Deus falou isso porque se você ousar comer vai se tornar como Ele e Ele não quer isso! Veja só o engano; olha o que a serpente disse a Eva. "Deus não quer que você seja igual a ele, Deus quer que você seja inferior. Ela foi enganada, e por que foi enganada? Porque Deus quando criou o homem e deu o governo a ele, já tinha o tornado igual, imagem e semelhança.

A ceia de Jesus, é a celebração e o ato de fé da nossa redenção através do corpo e sangue de Jesus. 
Não se deixe ser enganado novamente, você é filho de Deus, e o filho é igual ao pai. Se você crer e for batizado, recebe o direito de ser chamado filho de Deus, e volta a condição de plenitude de antes da queda. Não deixe o diabo te enganar dizendo que você é algo menos do que você realmente é, herdeiro.

Ore em todo tempo no Espirito (Judas 1:20) e receba a mente de Cristo. 

Leonardo Lima Ribeiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O real significado da palavra Honra

No grego bíblico, a palavra "honra" é traduzida como τιμή (timḗ), que tem uma variedade de significados relacionados ao valor, res...