domingo, 31 de dezembro de 2023

Meditação de dezembro

(Limoux, Sul da França)

E, agora, o Senhor, teu Deus, te pôs como as estrelas do céu em multidão. 

E logo correu sua fama por toda a província da Galileia 

E eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis a fartura da terra

E trouxeram a sua oferta, oferta queimada ao Senhor

E todos os despojos dessas cidades e o gado os filhos de Israel saquearam para si 

"...porém, os dei na vossa mão..."

E deram-lhe setenta peças de prata 

"...E deu-lhe todas as coisas..." 

"...e ouvirão a tua voz..."

Então, abriu-lhes o entendimento para que compreendessem as escrituras 

Deus vos abençoe 

Leonardo Lima Ribeiro 


 

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Deus já decidiu quem você é

 

Você pode por algum motivo do seu coração ansiar por uma posição. Seja essa motivação porque você 
quer servir, pode ser até uma motivação de certa forma correta, ou porque você se identifica, ou 
porque tem a ver com seus dons, mas o fato de você se candidatar a esse cargo não significa que é 
isso que Deus estabeleceu para você.

O que nós temos visto hoje? A dificuldade da liderança espiritual em organizar a igreja, e os 
ministérios de acordo com o chamado específico de cada pessoa. A Bíblia, quando nós a lemos 
com um coração sincero e rendidos ao Espírito Santo, verdadeiramente procurando receber de Deus a interpretação do Espírito Santo, nós vamos ver, por exemplo, em Efésios, que existem cinco ministérios. E quando você vê os cinco ministérios, Deus está falando de funções. Deus não está falando de hierarquia.  A hierarquia não tem a ver com funções ministeriais. Então, quando a Bíblia diz "primeiro apóstolo", a palavra apóstolo, no original grego e no latim, significam enviado. No português, ainda podemos considerar a tradução para "missionário".

Apóstolo, significa enviado, alguém que é enviado, o Espírito Santo forja essa pessoa, Ele coloca dentro dela o Evangelho fazendo dela um edificador, um fundamentador da verdade. Vamos ao exemplo da Bíblia sobre Paulo, Pedro e João. Com exceção de Paulo, os apóstolos andaram com 
Jesus, então eles receberam o Evangelho diretamente do Senhor. Paulo recebeu por revelação, ele não 
andou com Jesus em carne, mas ele recebeu a revelação pelo espírito. O Senhor se revelou a ele de tal forma que, mesmo sem o vê-lo em carne, ele compreendeu a graça mais do que os outros apóstolos. 

E o que Paulo fez? Aonde Paulo passou, e podemos ver em Atos a rota que ele fez da Turquia até a Grécia, passando por Anfipolis, Apolônia, Tesssalônica, Atenas e outras cidades, existe uma rota
que se chama, (hoje ainda existe essa estrada, que foi construída pelos romanos) Via Ignatia.
Então por essa rota, as pessoas se converteram, receberam a pregação do Evangelho, e foram fundamentadas, elas foram edificadas, foram ensinadas e capacitadas a multiplicar, e a anunciar essa mensagem a outras de forma viva. 

Elas receberam a verdade de Cristo e foram edificadas e capacitadas para que elas pudessem 
reproduzir aquilo que elas receberam. Então o apóstolo "fundou", ele fundou uma igreja naquela cidade. O apóstolo Paulo fundou a igreja de Tessalônica, fundou a igreja de Filipos, a igreja de Corinto, a igreja de Neápolis, hoje essa cidade na Grécia se chama Kavala. Quando você entende a função ministerial, você já não enxerga o contexto por hierarquia. Por exemplo, o apóstolo tem uma função. Primeiro o apóstolo, porque a igreja nasce a partir dele. Depois o profeta, o evangelista, o pastor, e o mestre. O pastor apascenta, o mestre ensina, traz o ensino da maturidade. O evangelista não tem chamado para ensinar a igreja no aspecto de fundamento e doutrina. Hoje temos visto nas igrejas "pastores evangelistas", e eles estão sendo colocados para ensinar o alicerce e edificação da fé, sendo que a função e os dons do evangelista são específicos para evangelizar, e formar outros evangelistas. Eles anunciam a mensagem de salvação com sinais e maravilhas para que os incrédulos creiam. Essas pessoas são batizadas e elas passam a ser cuidadas e apascentadas pelo pastor. O pastor, depois de tirar o carrapicho usando a figura do cuidado com a ovelha, "tirar o carrapicho", curar as feridas, tratar dessa pessoa, e ensinar a verdade do amor de Deus. Quando essa pessoa começa um processo de amadurecimento, ela é passada para o mestre, porque o mestre vai trazer um fundamento, mais robusto e profundo, para que elas sejam edificadas. E o Apostolo junto com o profeta mantem a visão e o fundamento da Igreja. 

Vamos ver em Efésios 4, Paulo falando sobre essas cinco funções ministeriais, elas edificam o corpo, 
para que essas pessoas amadureçam e não sejam levadas por qualquer vento de doutrina. Então o 
evangelista, ele não é professor, o evangelista não é mestre, não ensina. O evangelista, não 
apascenta, o evangelista não cuida. O evangelista tem uma função, o pastor tem outra. O pastor pode exercer o dom de mestre, muitas vezes ele vai ser o ensinador ou o professor da igreja, mas 
muitas vezes ele é só quem apascenta. O mestre não é quem cuida do evangelismo. O mestre 
não é um evangelista, o mestre não é um profeta, o mestre não é um apóstolo, mas o apóstolo ele deve
exercer os cinco ministérios. 

As pessoas falam "ah, o apóstolo, a hierarquia dele é maior porque ele exerce os cinco ministérios". Não, o apóstolo exerce os cinco ministérios, porque a igreja começa a partir dele. Então imagina um apóstolo, missionário, enviado por Deus a uma localidade especifica, por exemplo, Paulo, ele foi separado junto com Barnabé na igreja de Antioquia e assim começou sua primeira viagem missionária. Quando chegou em Tessalônica, pregou para aquele povo, aquele povo se converteu. Quando ele pregou, ele exerceu o quê? Chamado de quê? Ele exerceu o chamado de evangelista. Quando ele pegou aquele povo para cuidar e ensinar para eles as verdades do evangelho, ele exerceu o papel de pastor. E depois, quando as pessoas amadureceram, ele ensinou e formou líderes, formou presbíteros, tanto que ele forma presbíteros e pastores para deixar como lideranças da igreja, ele exerceu o papel de mestre. E as pessoas perguntam, "Ah, e o profeta?" O profeta exerce uma função de alinhamento, ele aponta para a igreja aonde Deus está levando a  visão naquele momento. 

O profeta confronta o povo em relação às verdades de Deus, ele alinha. Você pode ver que o profeta enxerga as coisas num âmbito espiritual, ele tem visão, ele tem discernimento. Então ele aponta as coisas numa visão espiritual, bem fora do entendimento natural. Então cada função gera um equilíbrio dentro do corpo. E ai você vê igrejas por exemplo, onde o fundador apostolo tem um chamado de apostolo mestre, Paulo tinha um chamado de apostolo mestre, ele mesmo disse que era pregador, apostolo e mestre: (¹¹ Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.
¹² Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. 2 Timóteo 1:11,12) eram as funções que Deus colocou dentro do chamado dele. 

Quando a igreja é fundada pelo apóstolo mestre, existe uma resistência a proeminência da função evangelística, o ensino é muito forte nesse ambiente,  “as pessoas tem que crescer, amadurecer, e aqui não tem festa,", ele fica muito preocupado com isso e não deixa que o evangelista, ou profeta muitas das vezes, trabalhe dentro da função, então você vai ver que é uma igreja que não tem evangelismo, não tem crescimento porque ela é focada simplesmente no ensino. Quando você olha para um ministério onde o fundador é evangelista, ele não dá espaço ao mestre, não dá espaço ao profeta, nem ao pastor. Então o pastor se torna um cargo de autoridade que governa a igreja, mais muitas vez quem está governando a igreja nem é pastor, ele é evangelista e foi colocado como pastor, então o pastor é colocado como uma unção de autoridade para governo, e não a função especifica de pastoreio e do cuidado especifico. A confusão está gerada.

Por causa disso "o pastor' tem que se desdobrar pra ser evangelista mesmo ele não sendo, ou ele tem que se desdobrar para ser profeta que também não é, ou ele tem que se desdobrar pra ser mestre, e o evangelista que é ungido pastor tem que se desdobrar pra ser pastor, então ele trabalha no evangelismo, 
trás as pessoas depois vira aquela bagunça, porque ele não tem o dom, não foi colocado dentro dele 
pelo Espírito para exercer essa função. Desejar o cargo porque você tem admiração pelo evangelista, você tem admiração pelo pastor, não te torna aquilo que você admira. Você precisa entender para quê Deus te chamou, e aquilo pelo qual Deus te chamou tem haver com seus dons, tem haver com aquilo que você faz com dedicação, com disciplina, mas não é um sacrifício, aquilo gera paz e alegria em você. 

Quando você faz algo sacrificante, algo que você diz assim: eu odeio fazer isso, eu não suporto fazer isso, mas eu estou fazendo por uma obrigação, pode ter certeza que não foi para isso que Deus te chamou, porque quando você faz algo para o qual Deus te chamou você faz de graça, você faz debaixo de sofrimento, debaixo de injustiça, debaixo de qualquer circunstância e faz com alegria e você faz com paz, é algo que é da sua natureza, é um DNA espiritual que está dentro de você, pois Deus colocou.

Nós precisamos entender essas funções, e por que as pessoas estão tendo dificuldade de andar naquilo que Deus chamou, isso acontece justamente por essa confusão. Se eu sou mestre ou eu sou 
missionário eu não posso querer que todo mundo agora dentro da minha igreja exerça a mesma 
operação que a minha, eu vou precisar identificar um evangelista e deixar ele trabalhar como 
evangelista, eu vou precisar identificar um pastor e deixar ele trabalhar como pastor, vou apenas auxiliar no crescimento da palavra, da verdade, mas naturalmente ele amadurecendo dentro da verdade vai expressar os dons e o caráter da função. 

Essa questão de cargo é relativo a governo, então você vai estabelecer autoridades dentro da igreja para exercer governo, mas função não tem nada com autoridade, as pessoas acham que pastor é mais do que evangelista, evangelista é mais do que mestre, e não existe isso. O apostolo não é maior do que ninguém, eu não vi nenhum apostolo na bíblia dizer que ele era maior do que ninguém. A igreja de Corinto foi fundada por Paulo, e por isso ele tinha autoridade sobre aquela igreja, aquela congregação de pessoas foi gerada por ele, e por isso foi constituído como autoridade, mas isso esta ligado com a fundação e a constituição de Deus, não com superioridade em relação as pessoas, diante dos olhos de Deus nós somos todos iguais. 

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Meditação de novembro

(Mar Báltico, Finlândia)

Forneceram-nos os suprimentos  que necessitávamos 

E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porquanto a fome prevaleceu em todas as terras

Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a...

E disse Deus: Haja luz, e houve luz...E fez Deus a expansão 

Eu vou levar muitos para você

E te farei frutificar grandiosamente 

Então, enviou Faraó e chamou José, e o fizeram sair logo da cova, e barbeou-se, e mudou as suas vestes e veio a Faraó (Gn 41:14) 

Deus esta te enriquecendo na terra para que suas mãos invistam em coisas eternas 

E, chegando o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos 

Pois o Senhor, teu Deus te abençoou de toda obra das tuas mãos (Dt 2:7a)

Deus abençoe a sua vida

Leonardo Lima Ribeiro 

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Ninguém quer a verdade absoluta.

(Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil)

Alguns anos atrás passei algumas situações um pouco inusitadas, para não dizer engraçada. Eu estava em meu carro, dirigindo por uma rodovia do Mato Grosso, acompanhado de duas pessoas, e enquanto eu conversava e dava minha opinião sobre alguns assuntos, um deles, com o celular na mão consultava tudo que eu falava no google, dando o aval ou não ao outro sobre minhas afirmações. Veja o absurdo em que chegamos na era da tecnologia, principalmente pelo fato de que estar no google não garante a veracidade de fatos e conceitos. 

3 Embora sejamos humanos, não lutamos conforme os padrões humanos.

4 Usamos as armas poderosas de Deus, e não as armas do mundo, para derrubar as fortalezas do raciocínio humano e acabar com os falsos argumentos.

5 Destruímos todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus. Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo. (2Co 10:3-5)

A impressão que eu tinha durante aquela conversa é de que eu estava passando por um inquérito. E quem julgava a verdade das coisas era o google. A maioria não sabe que o algoritmo da internet joga na sua tela informações de acordo com seu perfil. Por exemplo, nas informações relativas a política, se você é possui um posicionamento mais de direita, a maior parte das informações que vai receber em suas pesquisas e sugestões de artigos vão ser de viés da direita, sendo assim, fica bem difícil das pessoas terem um esclarecimento de forma imparcial dos fatos.

"Cegou os seus olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure". (João 12:40)

Por causa dessa falta de entendimento, sempre estaremos sendo cheios de informações enviesadas naquilo que tendemos a crer, e dessa forma, não poderemos tomar posições coerentes e de bom senso em meio a situações cotidianas em um mundo tão polarizado e hiper afetado por excesso de informações manipuladoras. O algoritmo é um agente ativo na produção da polarização e controle das pessoas pela manipulação de informações. 

³ Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (2 Timóteo 4:3)

Poucas pessoas vão fazer uma pesquisa buscar uma verdade absoluta, de coração aberto e em posição de humildade, na verdade, acabamos por buscar respaldo para nossas convicções pré concebidas dentro de formulações construídas pelo acumulo de informações enviesadas que recebemos em nosso contexto de vida. Quem verdadeiramente quer a verdade absoluta? Se Jesus é o caminho, a verdade e a vida, quem deseja a verdade, vai até Ele. E quem realmente procura ele para chegar no absoluto?

⁶ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(João 14:6)

Uma parcela das pessoas não buscam a verdade, elas buscam respaldo para suas "verdades", mesmo as cristãs, anunciadoras das boas novas, enviesadas em doutrinas denominacionais, conceitos históricos enviesados em filosofias acabam também caindo nessa conivência de buscar mais respaldo para o que tem, do que a verdade que ainda não possui. 

² E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
(2 Pedro 2:2)

Vamos pensar em uma situação hipotética: Uma mulher feminista, que demonstra seus posicionamentos pelas suas redes sociais e forma de usar o google. É quase que certo que em suas pesquisas, esteja sempre procurando artigos e autores que respaldem suas convicções, e não uma verdade absoluta sobre esse assunto. Já uma pessoa que é contra o feminismo, irá procurar o oposto, artigos e autores que fundamentem um discurso anti feminismo, dessa forma, poderemos ver que nenhum dos lados procurou a fonte correta de verdade. 

Nem todos bons argumentadores entendem que tudo que eles dizem ser relativo saiu de algo absoluto. 

²⁷ Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. (Provérbios 4:27)

⁵ Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
(1 Timóteo 2:5)

⁶ Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (1 Coríntios 8:6)

Se todas as pessoas tivessem o desejo de encontrar a verdade absoluta das coisas, elas não iriam errar o caminho.

²² Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. (Romanos 1:22)

Vamos usar o exemplo de uma cidade e sua administração feita por políticos eleitos pelo povo. Você acha que se o desejo real de cada vereador, junto com o prefeito, fosse realmente o melhor para a cidade e seu povo, independente dos posicionamentos ideológicos, não que tenham que deixar isso de lado, mas que fizessem disso algo secundário, as cidades teriam tantos problemas como os que podemos ver a cada gestão? Ninguém busca a verdade, as pessoas buscam respaldo para suas convicções e ambições de poder e sucesso, mesmo que esses existam somente em suas cabeças. 

¹⁰ Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
¹¹ Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
¹² Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 
(Romanos 3:10-12)

Acredito que todas as famílias de uma cidade, ou pelo menos a maioria gostariam de uma prefeitura que cuidasse de forma adequada da saúde, educação, segurança e infra estrutura, independente do viés ideológico, você concorda? E porque isso não acontece? 
Porque nunca o alvo é a verdade, mas, tudo é usado como respaldo para a convicção de cada um, e a convicção de muitos é de que eles devem levar vantagem em todas as oportunidades, então a ideologia se torna só um respaldo para a corrupção do coração. 

¹³ A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; ¹⁴ Cuja boca está cheia de maldição e amargura. ¹⁵ Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. ¹⁶ Em seus caminhos há destruição e miséria; ¹⁷ E não conheceram o caminho da paz.

¹⁸ Não há temor de Deus diante de seus olhos. ¹⁹ Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. ²⁰ Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. ²¹ Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; ²² Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.

²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; ²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. ²⁵ Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; ²⁶ Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:13-26)

O que quero fazê-lo entender é que nunca haverá justiça social sem uma regeneração do homem, o novo nascimento, e que toda informação filosófica e cientifica por mais virtuosa que seja não pode mudar  na natureza das pessoas, que é caída. A redenção está em Jesus Cristo e ele é a fonte de toda verdade, porque só Ele é absoluto. 

As pessoas que não desejo exclusivo pela verdade, chegarão ao fim de suas vidas enganadas, em sem conhecerem a iluminação plena de Jesus Cristo:

⁹ A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
¹⁰ E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. ¹¹ E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
¹² Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.
¹³ Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
¹⁴ Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Tessalonicenses 2:9-14)

Irmãos, é necessário somente uma coisa para encontrar a verdade absoluta, o desejo prioritário de encontrá-la é o único requisito. Se você possui esse desejo, não poderá ficar muito tempo no engano. A bíblia diz que a operação do erro será enviada pelo próprio Deus, para que creiam na mentira, porque não receberam a verdade, e veja que satanás recebeu poder para enganar com sinais e prodígios aqueles que recusaram o amor da verdade. 

¹¹ E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; (2 Tessalonicenses 2:11)

¹² Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. 
(2 Tessalonicenses 2:12)

Podemos ver por esse texto que Deus permitiu o poder ao satanás de fazer sinais e prodígios como forma de julgar aqueles que rejeitaram a verdade, ou simplesmente não fizeram caso dela. 

⁹ A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 
(2 Tessalonicenses 2:9)

Consegue entender a seriedade disso? O juízo de Deus para as pessoas que rejeitam a verdade é o engano através da operação do erro, sinalizada pelo poder satânico de manifestar sinais e maravilhas. 

Eu não estou dizendo que não existam sinais e maravilhas vindos de Deus, pois esses são dons manifestos no corpo de Cristo, porém, nada, nem um dom ou manifestação pode substituir a prioridade da adoração a Jesus que é o amor de Deus manifesto em verdade. Quando colocamos qualquer coisa, acima do amor e da verdade de Deus em Cristo, estamos fadados ao juízo do engano e consequentemente a perdição por causa da iniquidade

²² Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
²³ E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. (Mateus 7:22,23)

Lembra daqueles dois rapazes que estavam no carro comigo usando o google para descredibilizar o meu discurso? Eles não estavam procurando a verdade, eles só queriam respaldo para os conceitos formulados por eles, e o pior, é que não tinham nem seus próprios argumentos, e precisavam de consultar o google a cada frase. A palavra cristão significa muito mais quem você se tornou do que aquilo que você confessa ser. Naquele ultimo dia, ideias serão colocadas de lado, filosofias, argumentos, convicções e certezas não farão diferença alguma, só uma coisa será contada: Você conheceu o amor e a verdade?

²³ E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a  
(Mateus 7:23)

³² E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

¹⁷ Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)

⁸ Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. (2 Coríntios 13:8)

¹⁵ Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15)

³⁴ Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13:34)

⁷ Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. (1 João 2:7)

⁵ E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. (2 João 1:5)

O amor está na verdade e a verdade está no amor, quem não ama a verdade está em trevas e não conheceu o amor. 

⁴⁴ Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44)

Que sua mente seja iluminada pela palavra 

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 




terça-feira, 31 de outubro de 2023

Meditação de outubro

 

(Taby, Suécia)

Deus, o Pai, colocou nele o selo de aprovação

Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos 

Sua honra será exaltada com honra 

Nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram (Gn 7:11) 

"...para que as igrejas assim venham a conhecer..."

"...por isso, eles se tornaram grandes e enriqueceram. Eles prosperaram..."

A figueira produz os primeiros frutos, as vinhas florescem, e espalham sua fragrância

Tendo-o provado, Jesus disse: esta consumado

E ele viu o fruto da posse prometida pelo Senhor 

Vejam que hoje coloco diante de vocês vida e prosperidade. Sua terra está cheia de prata e ouro, seus tesouros são incontáveis. 


Que essa meditação possa trazer a você a revelação da plenitude de Cristo

Deus vos abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

sábado, 28 de outubro de 2023

Se os seus olhos forem bons...

(Noruega)

²¹ Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
²² A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
²³ Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
²⁴ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:21-24)

Vamos observar nesse nosso dialogo de reflexão, mais um ponto ligado as características da personalidade do antigo homem, aquele que após o batismo já foi crucificado, e que supostamente não vive mais em alguém que já nasceu do espírito. Vamos dialogar consigo mesmos, afim de chegar a conclusões que de forma unilateral não seria possível. 

⁴ De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6:4)

Existe uma característica que muitas vezes é dificílima de ser mortificada, e a mortificação para quem ainda não entendeu é uma consciência renovada, é algo que precisa ser revelado, iluminado na mente do homem, para que ele seja definitivamente transformado. A mudança de mente não acontece quando você leu ou ouviu a verdade, mas, quando o Espírito de Deus ilumina dentro do seu ser determinada verdade. A característica do homem caído que vamos apresentar é a maledicência, alimentada por um falso espírito de justiça, mais comumente chamado de espírito critico:

"Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”.

Dialogando consigo mesmo, você vai poder ver que a maledicência é alimentada por um espírito critico, que pode muito bem ser útil em uma vida pautada na realidade antiga, antes do novo nascimento, mas, que não é mais adequada ao novo homem, fundado pelo Espírito de Deus e forjado no caráter de Cristo. 

⁸ Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. (Colossenses 3:8)

¹⁹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
²⁰ Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, EMULAÇÕES, iras, pelejas, dissensões, heresias,
²¹ Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 
(Gálatas 5:19-21)

"Emulações é o plural de emulação. O mesmo que: ciúmes, invejas, competições, competições, rivalidades."

Um espírito crítico vai te levar a cair em praticamente todas as obras da carne, e por consequência a viver em iniquidade: 

Iniquidade: caráter daquilo ou daquele que é iníquo, que é contrário à equidade. Ação ou coisa contrária à moral e à religião, malevolência, aborrecimento, antipatia, aversão, crueldade, desumanidade.

Em uma primeira rápida analise já consegue ver onde esse entendimento quer nos levar?

Sabe aquela ideia que o mundo plantou na mente de muitos de que "senso crítico" é algo bom? Na mistura de palavras da manipulação ideológica as coisas vão perdendo seu real significado. A ideia de "senso crítico" deveria nos arremeter a um comportamento de bom senso e coerência em nossas avaliações de realidade, porém, fatalmente fomos jogados na operação do "espírito crítico" que nos tronou maledicentes, por consequência "julgadores"

¹ Não julgueis, para que não sejais julgados.
² Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
³ E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
⁴ Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
⁵ Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. 
(Mateus 7:1-5)

E existe uma queda pior ainda, chamar de discernimento nosso julgamento da carne:

¹⁵ Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.
¹⁶ E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. (João 8:15,16)

O discernimento vem do céu, e é pautado na justiça de Cristo e não na nossa, por isso é chamado discernimento de espírito. Então, podemos chegar a algumas prévias conclusões: Grande parte de nossas avaliações não são discernimento e nem "senso crítico", mas, na verdade são julgamentos e maledicências, que nos colocam em iniquidade e participantes de todos os pecados das pessoas que nós julgamos:

¹ Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
² E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
³ E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
⁴ Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
⁵ Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
⁶ O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
⁷ A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;
⁸ Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; (Romanos 2:1-8)

Amigo, consegue enxergar como é fácil vivermos no erro? A iniquidade é parte da razão do homem, porque o homem julga segundo seu próprio entendimento, mas, o Espírito julga segundo a misericórdia de Deus, através de Jesus Cristo, e esse nos absolveu. O espírito critico é uma iniquidade, e é necessário nosso arrependimento verdadeiro, causado pelo Espírito Santo para sermos livres disso. 

Toda vez que você olhou uma circunstância ou pessoa e avaliou segundo sua própria justiça, você não teve discernimento nem "senso crítico", na verdade você julgou e a palavra que é a justa medida diz:

¹ Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. (Romanos 2:1)

¹ Não julgueis, para que não sejais julgados.
² Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. (Mateus 7:1,2)

Pode ser que determinadas coisas em sua vida não fluam no sobrenatural porque está preso na iniquidade. Não consegue discernir o corpo de Cristo, porque esse corpo é espiritual e você esta enxergando na carne gerando: 

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
²⁰ Idolatria, feitiçaria, INIMIZADES, PORFIAS, EMULAÇÕES, IRAS, PELEJAS, DISSENSSÕES, heresias,
²¹ INVEJAS, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 
(Gálatas 5:19-21)

O irmãos com "senso crítico", que quase sempre é "espírito crítico" não discerne o corpo espiritual de Jesus, e pensa que "só é de Deus" quem pensa como ele e faz as coisas segundo seus próprios entendimentos, que são na verdade julgamentos, e pior, da carne. Justamente por esses fatores que causam divisões e dissensões no corpo de Cristo. 

Definitivamente precisamos entender que a igreja é uma realidade espiritual e não institucional ou de caráter natural. Comunhão na carne é ajuntamento, e a longo prazo se torna seita:

"Enquanto a Igreja privilegia a sua extensão, a seita coloca a sua tónica na intensidade de vida dos seus membros". (Max Weber)

Seita: grupo de pessoas que compartilham um conjunto de crenças religiosas ou filosóficas que diferem daquelas dos grupos hegemônicos

Seita, por sua vez, segundo o Dicionário Aurélio, deriva do termo latim secta, que significa seguidor. Geralmente, uma ou mais pessoas fundam uma seita quando passam a divergir do pensamento tradicional e acumulam seguidores dessa nova forma de pensar.

Seita (latim secta = "secionar", "dividir", "sectar") de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professam doutrina, ideologia, sistema filosófico, religioso ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes.

O termo “seita” é usado amplamente e é aplicado a grupos que seguem um líder vivo que promove doutrinas e práticas novas e não-ortodoxas. (wikipédia)

Baseado nessas afirmações, podemos dizer que o surgimento de milhares e milhares de denominações se deram no fator do "senso crítico", que na verdade são o "espírito crítico" julgador e iniquo que divide o corpo de Cristo baseado em seus julgamentos e interpretações carnais. A igreja de Cristo que é espiritual, só pode ser discernida pelo espírito, e portanto, toda vez que julgar na carne, cairá no seu próprio julgamento, a iniquidade. 

Percebe a armadilha de satanás se apropriando da carnalidade das pessoas? 

E como faço para sair disso? 

Amadurecendo no espirito, mortificando as obras da carne e abrindo mão do seu próprio entendimento sobre as coisas. Não se precipite em chegar a conclusões baseadas em sua mente e cosmovisão de mundo. O Reino de Deus não é visível e muito menos limitado a sua razão e compreensão das coisas. 

Edifique sua fé, ore no espírito, jejue, passe tempo com Deus, medite na palavra sem pré concepções doutrinárias. Será que os teólogos são seres superiores que interpretaram a bíblia de uma maneira infalível de forma que você não possa meditar nela sem uma formatação teológica? O Espírito Santo não é suficiente para te mostrar Jesus em sua palavra? 

Existem características especificas do andar no Espírito, e elas não podem ser produzidas pela mente, nem pela carne. Por isso, "estudo bíblico" não muda o caráter de ninguém. O que muda as pessoas é o amadurecimento do espírito através da edificação da fé. 

²² Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
²³ Contra estas coisas não há lei.
²⁴ E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
²⁵ Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
²⁶ Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. 
(Gálatas 5:22-26)

Alguns tem dificuldade de lidar com a resistência do sistema, pois quando contrariam essas concepções pré formuladas são taxados de rebeldes. Quando não se adequam ao aprisionamento de suas mentes por cativeiros denominacionais são excluídos da "igreja". O Reino de Deus não é humano, Ele é eterno, e atua em nossa vida de forma sobrenatural. Você não vai ver o Reino de Deus com sua mente natural, foi Jesus quem disse:

¹ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
² Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
³ A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
⁴ E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
⁵ Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
⁶ Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
⁷ Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
⁸ Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
⁹ Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 
(João 10:1-9)

No Reino de Deus só existe um Rei, no Aprisco do Senhor só existe um pastor, e somente um consolador. Não existem mediadores entre o Pai e os filhos. Nossas funções de serviço são como a de um dispenseiro, um administrador. Nossa responsabilidade é conduzir pessoas que não nos pertence, e essa condução aponta sempre para Jesus. 

A ideia de amar as pessoas, precisa se mostrar real principalmente no amor aos da fé, ninguém pode amar os perdidos, sem que seu amor não tenha sido provado no amor pelos irmãos da fé, a família de Cristo. Por isso, quando não há harmonia entre os da fé, não pode haver demonstração genuína para como os do mundo. O amor que ama os perdidos, mas, não ama de verdade os próximos da fé, não é amor, é interesse institucional, pois quanto mais pessoas eu arrebanho para "o meu aprisco", mais sou reconhecido diante dos homens. 

⁴² Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
⁴³ Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
⁴⁴ E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
⁴⁵ E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.
⁴⁶ Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
⁴⁷ E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
⁴⁸ Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. (João 12:42-48)

Aqueles que agem assim, a palavra chama de: 

¹ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
² Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. (João 10:1,2)

Se atente, chegou a hora de você se despertar para a jornada de maturidade. Saia dos conceitos e entre na vida de Deus. Se essa palavra falou com você e quer se arrepender da sua vida de iniquidade através do "espírito crítico" faça essa oração em voz alta e se comprometa a passar mais tempo a sós com seu Senhor Jesus Cristo através de sua presença no Espírito Santo. 

"Pai, me perdoa pela minha iniquidade, pelos meus julgamentos e pela minha maledicência, peço te que jogue no abismo e apague todas as palavras maledicentes e de julgamento que proferi em toda minha vida. Renove meu coração e purifica-o, cura e cicatriza minha alma, enche-me da consciência revelada do Teu amor, para que eu possa falar da sua Graça com propriedade e conhecimento de causa, em nome de Jesus, Obrigado por seu amor, Te amo, Pai"

¹⁷ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)

Agora você poderá entender com clareza o que Jesus disse no texto inicial: 

²¹ Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
²² A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
²³ Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
²⁴ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:21-24)

Deus (Reino do Espírito)
Mamom (Reino da carne) 

Tenha uma excelente nova vida

Deus te abençoe

Leonardo Lima Ribeiro 

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

A importância do dialogo entre casais

 (Innsbruck, Tirol, Áustria)

Sempre estamos na mesa conversando e nos alinhando como casal, como família, e temos percebido a importância da conversa a dois. Observando a falta de comunhão entre casais vamos praticando de forma natural o diálogo diário, e algumas vezes em família também.

E isso tem nos trazido um crescimento dia após dia. Por esse motivo, não podemos dizer que não temos lutas, claro que temos, mas, o ponto é como resolvemos e o quanto nosso coração está disposto a se render, não a nosso cônjuge, mas, ao próprio Deus que nos uniu, com quem fizemos aliança. É com Ele que sempre dizemos: Sim

E o que observamos com tudo isso? A maioria dos casais tem se divorciado por falta de uma simples conversa, que não acontece ao longo dos anos, porque na maior parte das vezes um dos cônjuges não sente a liberdade de falar, por que o outro de certa forma oprime a opinião divergente, e sendo impedindo de expressar suas opiniões um dos lados se cala. Aquele que tem um comportamento mais autoritário ou independente acaba por tomar as decisões por si só, considerando somente o seu próprio entendimento. Dessa forma, as escolhas e decisões do casal nunca são tomadas em concordância, mas, em direções opostas ou sob opressão de um dos lados. O mais autoritário sempre pensa que o outro está em concordância, mas, na maioria das vezes, ele apenas não teve oportunidade de opinar. Enfim, o ego é sempre a raiz das divisões. 

O casamento na terra tipifica o relacionamento de Cristo com a igreja, o perfil do relacionamento do homem com sua esposa é o mesmo dele com Deus, e o mesmo da esposa com o marido, assim, como ela vê seu marido, é como Ela enxerga Jesus. Quem não ama ou honra o cônjuge, com certeza não vai conseguir amar e honrar a Deus. 

Então, depois de uma caminhada de muitos anos juntos eles descobrem em meio a tantas lutas e meias verdades que nunca houve uma aliança, nunca foram uma família e percebem juntos que estão andando para lados opostos, onde deveriam estar convergindo para o mesmo propósito. Alguns casamentos não acabam, eles nunca existiram. Outros, não foram casamentos, foram acordos de interesses egoístas. A aliança é uma união fiel à unidade e cooperação de interesses mútuos e sacrificiais.  .

Assim também é no Reino de Deus, fazendo uma analogia...

Nós passamos a vida congregando, declarando que temos estado na igreja por muitos anos e simplesmente em meio as adversidades da vida ainda não nos enxergamos como vencedores, como uma igreja triunfante, que jesus já venceu tudo na cruz por nós, e porque ? Porque nunca sentei na mesa com meu noivo, com meu Senhor para ouvir o que ele tinha a falar a meu respeito. Sempre que eu sento, é para falar, e para apresentar os meus projetos, nunca para ouvi-lo e descobrir o que Ele propôs para mim desde a fundação do mundo. 

Falta relacionamento íntimo, separar um tempo, abrir o coração e os ouvidos de forma rendida, para que eu possa verdadeiramente ouvir algo que mude minha vida!

Que hoje eu possa olhar no espelho e consiga ver o que realmente reflete de Cristo em mim. Ainda dá tempo 🏃🏻‍♀️

Que Deus abençoe a todos ,com o amor de Deus nos constrange.

Sara Oliveira Ribeiro 

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Meditação de Setembro

 

(Bathore, Albânia)

"A sua fama divulgava-se por todos os lugares em redor daquela comarca" (Lucas 4:37)

"...e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura" 

"...e saiu uma voz da nuvem que dizia: Este é meu filho amado; a Ele ouvi...."

"A sua colheita está totalmente madura"

"E gerou filhos e filhas. Que as nações te sirvam" 

"O faraó teve um sonho e chamaram José para interpretar os sonhos dele. Depois de interpretar, cheio de sabedoria, José foi colocado em uma alta posição"

"Deus esta fazendo tudo para te promover nesse exato momento"

"Deus está lhe dizendo que chegou o tempo de te honrar"

"Os embaixadores mandarão te buscar" (2016)

"Este é o principio de um novo modo de vida. Muitos viram os sinais milagrosos que estavam realizando e creram no nome de Jesus" 

Deus vos abençoe e ilumine vosso entendimento 

Leonardo Lima Ribeiro 

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Uma carta aos filhos

(Chã Grande-PE)

"Pois, ainda que venhais a ter dez mil tutores em Cristo, não teríeis, entretanto, muitos pais. Porquanto em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por intermédio do Evangelho." (1Corintios 4:15)

A paternidade de Deus é a restauração do homem a sua condição de filho, a redenção através de Cristo, O filho unigênito, primogênito, que nos deu essa condição através de sua morte na cruz e ressurreição. 
O corpo de Cristo em um cabeça, e esse cabeça, que é Cristo, governa e direciona esse corpo, que efetiva sua vontade para a terra, executando seus intentos.

"²³ Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou." (João 5:23)

Não temos como agradar o pai sem nossa fé no Filho, e é nosso relacionamento prioritário com Jesus que nos leva a um preenchimento de nossa incompletude da orfandade. Nós nos tronamos íntegros no Pai, através do filho. E o nosso Senhor Jesus, nos ensina tudo sobre essa relação. Ela é 100% espiritual, e ela é de completa sujeição e obediência. 

"²¹ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21)

"³⁰ Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou." (João 5:30)

"⁵⁰ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe."
(Mateus 12:50)

"⁸ Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração."
(Salmos 40:8)

Existe um comportamento característico do filho de Deus, o desejo de fazer a vontade do Pai. Aquele que recebe Cristo, e a redenção em sua plenitude, tem um só objetivo em sua vida, fazer a vontade do Pai. E Deus em sua infinita sabedoria, no desejo de redimir também a consciência do homem, lhe dá a condição através do Espirito Santo de forjar o seu caráter à imagem e semelhança de Jesus Cristo, e qual é esse carácter? 

""⁵ De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
⁶ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
⁷ Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
⁸ E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
⁹ Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
¹⁰ Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
¹¹ E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.' (Filipenses 2:5-11)

E Jesus ascendeu aos céus e deixou nos seu Espírito, que nos conduz a um comportamento de corpo, afim de nos restaurar. 

"¹ Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.' (Colossenses 3:1)

Quando nascemos do espírito, somos incluídos, enxertados no corpo, na videira que é Cristo, e agora, iniciamos um processo de crescimento e amadurecimento no espírito, apesar de uma grande quantidade de contestadores, Paulo afirma claramente que Deus usa homens, pais espirituais para gerar filhos e trazer estes à maturidade. 

"Pois, ainda que venhais a ter dez mil tutores em Cristo, não teríeis, entretanto, muitos pais. Porquanto em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por intermédio do Evangelho." (1Corintios 4:15)

Talvez você não goste desse trecho da bíblia, porque ele contradiz uma espécie de semente de rebelião que existe dentro da sua mente e coração, mas, Paulo diz à igreja de Coríntios:

"Porquanto em Cristo Jesus EU MESMO OS GEREI por intermédio do Evangelho." (1Corintios 4:15)

E ainda mais...

"¹⁹ Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;"
(Gálatas 4:19)

Esses textos são rejeitados, ou manipulados para contestar o princípio da paternidade espiritual, eu mesmo, depois de algumas experiências de decepção comecei a tentar anula-los e contestá-los, mas, o fundamento bem construído, não pode ser destruído. 

Todos nós nascemos de alguém, mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de conviver, ou crescer sobre a tutela de um pai espiritual. Eu tive momentos de alegria vivendo esse crescimento. Pessoas foram fundamentais em minha vida espiritual, algumas me fizeram crescer pela omissão, pois me empurraram mais para Deus, justamente pela carência, outras me ajudaram com amor, e outras com abusos, porém...

"²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

Quem me ungiu, e me treinou, e derramou unção em minha vida para que eu fosse livres de muitas amarras, além de curas na alma foi o Apóstolo Célio Rosa, eu morei com ele por 1 ano e meio e fiz parte de seu ministério por 6 anos. Isso fez toda diferença em minha vida. Jamais eu estaria aqui hoje, no nível que estou de entendimento se não fosse Deus usando a vida dele para me forjar e crucificar o meu eu. Não temos como negar essas coisas. E o corpo de Cristo tem sofrido com a falta de maturidade por não saber lidar com esses princípios. Nossas vidas seguiram rumos diferentes, mas, sou grato pelo tempo que estive por perto aprendendo com ele. 

As pessoas gostam de extremismos, ou se tornam idolatras de seu pai na fé, ou acreditam que não existe isso, e querem viver uma independência espiritual. Ninguém pode substituir o Espírito Santo em nossas vidas como guia, consolador e presença de Jesus, mas, enquanto não somos aperfeiçoados em algumas coisas, como por exemplo a relação entre irmãos e a submissão de nosso ego, Deus nos dá mestres e pais espirituais. 

"⁷ Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra." (Romanos 13:7)

"¹⁰ Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)

"¹⁷ Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;" (1 Timóteo 5:17)

"¹ Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados." (1 Timóteo 6:1)

Observe amados, que toda pessoa que não tem estima por seus mestres e pai na fé, não é aperfeiçoado na humildade. Essas pessoas não conseguem andar em harmonia com o corpo, pois elas não conseguem cumprir um simples fundamento, se fazer menor. Muitos pensam que se fazer menor é tratar bem, e isso é um equivoco, o se fazer menor é entender que existe alguém maior, que é Cristo, e Ele estabeleceu pais e mestres para a funcionalidade do corpo como organismo vivo. 

"¹ Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
² Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
³ Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
⁴ Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
⁵ Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
⁶ Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
⁷ Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
⁸ Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
⁹ Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
¹⁰ Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
¹¹ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
¹² Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
¹³ Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
¹⁴ Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
¹⁵ Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
¹⁶ Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
¹⁷ E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
¹⁸ Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;" (Efésios 4:1-18)

Existe um processo, e todos nós precisamos passar por ele, os ministérios disfuncionais existem porque as pessoas pulam estágios e escolhem como querem crescer, ou não crescer. Não lidam com situações propostas pelo Espírito para a mortificação do seu "EU", não aceitam lidar com a dor de suas feridas para que sejam curados, e assim, acabam ferindo outros. 

A maior parte dos irmãos rejeitam esse principio por 3 fatores:

1) Por ver abusos de líderes (que deveriam ser pais espirituais, mas, subjugam as pessoas a um abuso espiritual de manipulação e controle), e sabemos que isso acontece, porque muitos líderes não são curados, e operam em dons poderosos, e dessa forma constroem uma comunidade de servos submissos a ele e sua cúpula de poder, exercendo controle na vida dos membros, se colocando na posição de Deus e trazendo as pessoas a idolatria de sua pessoa. 

2) Por não acreditar nesse principio, ou por um orgulho que cobre feridas profundas e dessa forma a melhor defesa é a individualidade e isolamento, se colocando na posição de superior aos outros com uma suposta espiritualidade exacerbada que não passa de imaturidade. Essas pessoas tendem a se tornar frias e extremamente racionais ou místicas. 

3) Por profundas feridas de rejeição, devido a situações ao longo da vida como feridas causadas por autoridades, principalmente pelo pai biológico, através de abusos de autoridade ou divórcio. A ferida de rejeição produz amargura e rebelião, e consequentemente incredulidade e afastamento do corpo de Cristo, essas pessoas tendem a ser controladoras e auto suficientes. 

Por isso, posso afirmar com conhecimento de causa, que você precisa de alguém de quem possa receber o amor e a correção de Cristo, alguém que tenha amor suficiente para tocar em suas feridas de forma curativa. Alguém que possa te confrontar com autoridade e unção. E se você não se submete a ninguém, pode ser curada de muitas coisas, mas, nunca vai crucificar o seu ego, e por isso, não vai conseguir andar em plenitude junto ao corpo. vai chamar de corpo todos cristãos que estão na terra, mas, vai criar o seu próprio mundo onde ninguém pode entrar, pois, não quer perder o controle. 

Eu recebi o melhor de Deus através do meu pai na fé, eu recebi o confronto, recebi o amor, a presença, o ensino, a atenção, e também a decepção que vem para provar se amadurecemos. As circunstâncias do meu chamado e a realidade do ministério do meu pai na fé não permitiram que continuássemos juntos, mas, Ele cumpriu a missão dele, e da melhor forma possível, mexendo em todas as lacunas do meu ser de forma cirúrgica, foi muito dolorido, mas arrancou de vez a raiz de rejeição que estava plantada dentro de mim. Ainda sinto dores, porque minha mente ainda tem lembranças dos 40 anos sentindo essa dor, mas, a raiz em si não existe mais. 

É difícil lidar com esse processo, poucas pessoas chegam ao fim, mas, sem ele, sempre vai faltar algo, e quem não foi filho, não pode ser pai. Você acha coerente ensinar sem ser ensinável? Acha coerente ser líder sem nunca ser liderado? Acha justo querer conduzir pessoas se nunca aceitou ser conduzido? 

Não podemos confundir conduzir e liderar com controlar e manipular. Uma coisa vem do espírito a outra vem da carne e é diabólico. Podemos passar a vida toda contestando as realidades da bíblia que mexem na nossa justiça própria, mas, diante de Deus, no dia do julgamento das obras, não teremos desculpa, nem como se arrepender, e muito menos voltar atrás. 

Esse fundamento restaurou minha paternidade biológica, tanto com meu pai, como com meus filhos, além de restaurar também o meu caráter como pessoa, me proporcionando uma identidade de marido, filho e pai. Eu afirmo com a palavra de Deus e com minha experiência a efetividade desse principio. Meu pai biológico pode testemunhar dessa verdade em minha vida, e hoje somos melhores amigos. 

Obrigado Jesus pelo Bispo Cleber Caetano, de Ribeirão Preto, meu primeiro pastor, Obrigado Jesus pelo Reverendo Almeida e o Diácono Amaro de Porto de Galinhas líderes em outro processo, agradeço a Deus também pela vida do Rev. Daniel Chagas, a Eleonora Deó e Magda Wacemberg, meu Pastor e minhas líderes em Recife e Jesus seja louvado na vida do Apóstolo Célio Rosa, que me ungiu e me confirmou para o ministério e me impulsionou para uma vida no poder da ressureição. Eu agradeço a Deus por escolher meus líderes e usar a vida deles para meu crescimento. E Glória a Deus pela vida do Apóstolo Hans Petter Thue da Noruega que hoje é meu líder e parceiro nas missões. 

O seu pai na fé não é perfeito, seus líderes não são perfeitos, mas, a honra forjada em seu coração pelo espírito precisa ser. Quem não honra um líder ou autoridade, nunca vai honrar ninguém, e por isso vai ter relacionamentos egoístas e disfuncionais.

Deus usa todo o corpo para o amadurecimento dos santos, e quando somos maduros, o Espírito nos envia para nosso propósito. O pai espiritual aponta Jesus, e Jesus te coloca na plenitude da sua vocação. Ninguém ressuscita antes de morrer, e essa morte é a morte do eu.

"⁸ E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Filipenses 2:8)

Deus usa o corpo para nos mortificar:

¹⁸ Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. (Jó 5:18)

No livro de Jó podemos ver a obra de Deus, pois ele feriu Jesus e o matou na cruz, para depois ressuscitá-lo, e lhe dar a autoridade do nome que está acima de todo nome. O mesmo processo ele faz conosco, mas agora, uma mortificação da carne pelo poder do Espirito Santo

"¹¹ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
¹² Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
¹³ Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," (Efésios 4:11-13)

Talvez seja difícil você amar quem te mata, mas, Deus matou Jesus, O pai matou o filho, por amor de nós. Esse é o mistério da Ressurreição. 

Podemos nos render hoje, e encontrarmos o caminho da maturidade através da paternidade de Deus e a formação do caráter através da paternidade espiritual, ou podemos ficar por ai como meninos construindo nossas religiões a partir das interpretações da nossa alma, influenciadas por nossas feridas.

Uns se isolando e criando sistemas místicos ou completamente racionais e cheios de lógica, outros muito organizados com prédio, burocracia e tecnologia. A vida no espírito é o Reino de Deus. 

Eu amo e honro todos os líderes que tinha e tenho, e reconheço a autoridade de Deus na vida deles. 

Que vocês possam ser abençoados por essa verdade

²⁰ Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
²¹ Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
²² E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
²³ E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
²⁴ Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de  (Judas 1:20-24)

Mais detalhes sobre esse assunto, você pode encontrar nos meus livros "Livres na vinda do Senhor" e "Vasculhando as profundezas do seu coração" (Você pode adquirir os livros físicos ou em PDF através dos nossos contatos)

Leonardo Lima Ribeiro 

domingo, 3 de setembro de 2023

Jesus não é uma ideologia

(Lepsoya, Noruega)

“Mas a vocês que me ouvem, eu digo: amem os seus inimigos, façam o bem a quem os odeia, abençoem quem os amaldiçoa, orem por quem os maltrata. Se alguém lhe der um tapa numa face, ofereça também a outra. Se alguém exigir de você a roupa do corpo, deixe que leve também a capa. Dê a quem pedir e, quando tomarem suas coisas, não tente recuperá-las. Façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam.
Lucas 6:27‭-‬31 NVT

“Se vocês amam apenas aqueles que os amam, que mérito têm? Até os pecadores amam quem os ama. E, se fazem o bem apenas aos que fazem o bem a vocês, que mérito têm? Até os pecadores agem desse modo. E, se emprestam dinheiro apenas aos que podem devolver, que mérito têm? Até os pecadores emprestam a outros pecadores, na expectativa de receber tudo de volta. “Portanto, amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles sem esperar nada de volta. Então a recompensa que receberão do céu será grande e estarão agindo, de fato, como filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos. Sejam misericordiosos, assim como seu Pai é misericordioso.”
Lucas 6:32‭-‬36 NVT

“Não julguem e não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Deem e receberão. Sua dádiva lhes retornará em boa medida, compactada, sacudida para caber mais, transbordante e derramada sobre vocês. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los”.
Lucas 6:37‭-‬38 NVT

Para alguns, o cristianismo é só um estudo, uma ideologia, onde se sentem confortáveis em entender com sua mente um conceito de salvação. Para Jesus não existe cristianISMO, como foi dito em meu livro o ISMO é só um sufixo que faz da palavra uma ideologia. Para Jesus o Evangelho é a boa notícia de salvação, e esse salvo se torna uma nova criatura, um novo ser, não é mais aquele que era dominado pela obra da carne, mas, um ser eterno e com um caráter e uma natureza transformada, uma natureza espiritual. 

Saber muito bem a doutrina do cristianismo não afeta em nada a vida do cristão, as vezes, só faz com que ele se apoie mais ainda em sua justiça própria e no conceito de ética e moral, que são humanos e relativos em cada cultura. Jesus não te faz moral, nem ético, ele te faz um novo ser, com o caráter Dele. 

Portanto, não adianta a gente saber muito sobre, e não se tornar como Ele. O julgamento que temos sobre os outros, diz muito sobre quem somos. E Jesus explicou isso nos versículos 37 e 38 de Lucas 6. 

Com milhões e milhões de confessos cristãos hoje, e com a declaração de Jesus de que no fim o amor de muitos esfriaria por causa do aumento da iniquidade, você pensou que esse amor era o amor do mundo?! O mundo não tem amor, o amor que esfriará, ou que já esfriou, é o amor dos cristãos, em alguns casos se transformou em indiferença, em outros se transformou em amor sentimental, o que podemos chamar de dó, ou pena, e até mesmo interesse, todos frutos da justiça própria, ou seja, iniquidade.  

O tempo é discernido pelo espírito do homem, alinhado com o Espírito de Deus. O tempo não é discernido pelo entendimento da alma ou da mente. Basta lembrar que os fariseus eram muito inteligentes e preparados na palavra, mas perderam a visitação do Messias. Eles não viam Jesus, seus olhos estavam fechados, mesmo tendo a Torá decorada em suas mentes. 

A justiça própria e a altivez enraizada em suas altas convicções sobre si mesmos o aprisionavam. 

Hoje, se ouvir a voz de Deus, não endureça seu coração, para que não aconteça contigo o que aconteceu ao povo de Israel no deserto enquanto saiam do Egito. 

Deus vos abençoe e vos prospere em toda palavra

Leonardo Lima Ribeiro 

sábado, 2 de setembro de 2023

Qual a diferença entre a Graça de Deus e a boa vontade do homem?

(Kamez, Albânia)

Deus nos oferece uma graça comum. Um benefício não merecido, e que atinge a todos, por exemplo o Sol, o ar que respiramos, a oportunidade de aprender, a oportunidade de conhecê-lo. Isso é independente de como recebemos ou somos gratos a essa condição. 

O homem, em geral, por causa de sua natureza, nos oferece benefício em troca de algo, que seja pelo menos o direito de requerer a gratidão declarada. O homem não consegue por si só expressar o amor incondicional. 

Em muitas ocasiões oferecemos ajuda as pessoas desde que elas se sujeitem às nossas expectativas. O amor de Deus não é assim. Ele nos amou incondicionalmente, e nos supre incondicionalmente, e nos oferece condições de melhorar incondicionalmente. Parte de nós retribuir esse amor com reconhecimento ou não. 

Em geral, nesses anos de caminhada pela fé, pude a todo momento colocar em questão minhas intenções e motivações mais ocultas, e ao mesmo tempo pude ver também as motivações daqueles que se dispuseram entrar em nossas causas. 

Uma grande parcela de pessoas, entram em causas em que possam ser beneficiadas, uma outra parte, assume causas em que possam se sentir importantes, há um grupo que entra desde que possa de forma direta influenciar na causa, uma minoria participa de causas que são pelo menos 95% semelhantes às suas convicções, alguns, são participantes apenas se puderem governar a causa com suas ideias. No fim, o homem não tem em si, o amor de Deus em seu caráter, isso, precisa vir de Jesus, Ele se manifestando em nós. 

Por isso, entendo o versículo: Maldito o homem que confia no homem. E por isso, a habilidade natural da queda chamada persuasão, pois foi utilizada pela serpente no Éden, essa habilidade influência a razão e a emoção do homem e por isso atua na alma. (Esse é o motivo de eu acreditar que as ciências da psiquê não podem atuar no Evangelho). 

O estudo sistemático no âmbito da alma, apagou o Evangelho na Europa e secularizou países que no passado viveram avivamentos. O protocolo, a sistemática e o tradicionalismo mantém guardado e intacto uma ideia e uma convicção por séculos, mas não pode manter a operação do Espírito Santo, porque esse não está sujeito a inteligência humana. 

O escolher viver pela fé, para uns é pura falta de compromisso com a responsabilidade, porém, o assumir responsabilidade pautada na justiça própria é pura incredulidade, a fé, é a confiança na justiça de Deus, e de que Ele é cumpridor de tudo que Ele diz em sua palavra. 

A incredulidade produz julgamentos. A incredulidade produz pretensões. O homem natural subestima o sobrenatural porque em sua alma confia em si mesmo. 

Deus te provê, e cuida de ti, independente de você se prostrar a Ele. Quando ele me salvou, eu não era crente. 

Porém, o homem só te ajuda, se alguma satisfação for cumprida nele, seja por interesse consciente, seja por persuasão e manipulação aos seus propósitos, ou mesmo para alimentar sua justiça própria. 

Mas quando é produzido em nós o fruto do Espírito, chamado generosidade, começa a ser expresso através de nós, a graça, o amor incondicional e a disposição de dar e servir sem que esperemos nenhum tipo de retribuição, material, mental ou espiritual. 

A graça não é humana, e o amor também não. 

Tenham um excelente final de semana

Leonardo Lima Ribeiro 

domingo, 27 de agosto de 2023

Estão te enganando com uma falsa vitória

 (Kruja, Albânia)

Será que nosso posicionamento de comparação e medo não nos coloca em um fingimento de sermos fortes o tempo todo? Os discursos de empreendedores sobre lidar com os problemas e dias maus agindo sempre como uma fortaleza indestrutível é realmente o que a Bíblia diz sobre um caráter firme? Será que os coachings de vitória não estão destruindo a fé na verdade dentro das pessoas e colocando no lugar uma falsa sensação de autocontrole e autodeterminação? 

Porque tantas pessoas estão sendo seduzidas por essa doutrina de empreendedorismo vitorioso, e porque essa doutrina está tomando conta dos púlpitos das igrejas dos últimos tempos. Jesus disse realmente que um avivamento seria uma revolução de pessoas vitoriosas? Isso consegue ser sustentado por uma sincera observação da realidade bíblica? Está disposto a falar com sinceridade sobre isso? 

Será que as pessoas que não conseguem se tornar vitoriosos empreendedores estão desprovidos do amor e da graça de Deus, existe um lugar no Reino de Deus para os fracassados? Aqueles que não conseguem seguir a agenda hiper movimentada de suas igrejas? Será que aqueles pastores que não tem mais de 100 mil seguidores em seu instagram, ou que não trocam seus carros luxuosos todos os anos estão desprovidos da graça e do amor de Deus? Foram reprovados por Jesus? É isso mesmo? 

A frenesi dos empresários da fé está destruindo a verdadeira fé de um multidão de pessoas, já viu quantos milhares de "crentes" estão correndo atrás dessas formulas de sucesso oferecida pelos coachings gospel, usurpadores, que distorcem a bíblia em prol de suas filosofias egocêntricas. Vamos observar um pouco o que Jesus e os apóstolos falaram sobre sucesso. 

"¹ E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
² Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado
³ E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

⁴ E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
⁵ Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
⁶ Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; (1 Coríntios 2:1-6)

Em primeiro lugar, Paulo apresenta o meio pelo qual ele apresenta Cristo: 

"... não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria..."

depois ele reforça:

"E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;"

O que Paulo quis dizer com Demonstração de Espírito e poder? 

Ele alega que tudo que ele estava disposto a oferecer não vinha da sua mente, não estava contaminado com persuasão humana ou malicia de intenções, e sim uma expressão de Cristo através de sua vida manifesto através do Espírito Santo operando nele, e o poder (Dunamis), poder miraculoso, operação de Deus através dele. Essa era a matéria prima da mensagem de Paulo, a operação de Deus pela fé construída dentro dele. Não era intelectualidade, nem astucia que atuava em Paulo. Portanto, se seguirmos o padrão de Paulo para analisar essa parcela de mensagens coachings, já poderíamos descartar quase senão todas. 

Vamos a Jesus:

⁴² Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;
⁴³ Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
⁴⁴ E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
⁴⁵ Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10:42-45)

"...Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;..."

Esse é o modelo que estão usando, e Jesus diz que esse é o modelo de poder e autoridade da terra, em outra tradução:

⁴² "Vocês sabem que os que são considerados líderes neste mundo têm poder sobre o povo, e que os oficiais exercem sua autoridade sobre os súditos..."  (Marcos 10:42)

Observe bem, Jesus mostra um detalhe: os lideres desse mundo tem poder sobre o povo, e até ai, parece que isso não é um problema, pois as classes hierárquicas fazem parte de qualquer sociedade humana, porém, Jesus inverte a pirâmide com seu conceito de Reino de Deus, criando a ideia de uma aparente anarquia, mas não é. 

'...E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos..."

Eu já vi muitos líderes, inclusive convivi com alguns, que se apresentam como servo de todos, pregando essas palavras de Jesus, dizendo que sua vida é para servir as pessoas, mas, isso não passa de um sofisma, pois, na verdade, todas as pessoas que recebem benefícios de seus dons, passam a serem cobradas agora como devedoras desse beneficio, ficando presas a essa pessoa e esse sistema. E elas é que se tornam servas desse líder para o resto da vida, perdem o governo de suas vidas, perdem a autonomia de seus propósitos e devem prestar conta de tudo a sua liderança, por terem recebido algum beneficio através desse suposto "servo".

Entende que esses líderes se apresentam como servos, mas, depois se tornam senhores das vidas das pessoas. Vamos observar mais declarações de Jesus:

"...⁴⁴ E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
⁴⁵ Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos..."

Ninguém pode ser dono da sua vida, a não ser aquele que morreu por você. Seu líder morreria por você? Ele entregaria a vida dele a morte no seu lugar? Então ele não tem direito sobre sua vida. Por isso, só Jesus é o Pastor, Senhor e dono, até porque somos o corpo Dele. Então, pessoas que usam de seus dons para dominar pessoas, são usurpadores. E muito do que acontece em alguns ministérios é manipulação da alma, em alguns casos até hipnótica. E você precisa estar alerta para estes enganos. O espírito de controle não é o Espírito de Deus. 

¹⁸ E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
¹⁹ Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
²⁰ Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. 
(Apocalipse 2:18-20)

Veja o que Jesus diz ao pastor (anjo da igreja) de Tiatira, observe o espírito que estava operando:

"...ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria...."

Em outra tradução:

"...²⁰ Você tem permitido que essa mulher, Jezabel, que se diz profetisa, faça meus servos se desviarem. Ela os ensina a cometer imoralidade sexual e a comer alimentos oferecidos a ídolos..."

A imoralidade sexual é um dos frutos da idolatria, nessa igreja, existia um espírito de engano atuando através do ensino, e esse espírito desviava as pessoas (Você tem permitido que essa mulher, Jezabel, que se diz profetisa, faça meus servos se desviarem

O que esse espírito de falso ensino estava fazendo é induzir os cristãos a idolatria, apresentando doutrinas que justificavam a imoralidade e plantavam um veneno que em pouco tempo levava todos a praticar exatamente o contrário do que os apóstolos haviam ensinado, dê uma olhada no livro de Atos: 

"²⁹ Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
³⁰ Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. (Atos 15:29,30)

Irmãos, veja que Jesus elogiou a igreja em alguns aspectos, mas, estes não anularam o fato do falso ensino que estava corroendo a verdade e destruindo a vida das pessoas:

¹⁹ Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras."

Veja, Jesus estava elogiando o amor, o serviço, a fé e a paciência. Veja irmãos, essa igreja tinha fruto do espírito e mesmo assim estava indo para a perdição. Consegue ver como é fácil ser enganado, mesmo que você veja amor, serviço, fé e paciência, precisa avaliar um fator em especial, a doutrina, porque é ela que leva você a salvação da sua alma ou a perdição. Não sou eu que estou dizendo, vamos continuar no texto:

"...²¹ E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
²² Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
²³ E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
²⁴ Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei..."(Apocalipse 2:21-24)

Olhe o detalhe com atenção:

"...a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei..."

Jesus aponta a falsa doutrina (...a todos quantos não têm esta doutrina,) e diz a origem da doutrina (as profundezas de Satanás,)

Preciso que você entenda a seriedade disso, sim, a doutrina é o mais importante. A doutrina dos apóstolos que foi recebida de Jesus, é a verdade, e só a verdade pode nos salvar. Por isso, o diabo se empenha tanto em embriagar as pessoas com entretenimento, emoções e todo tipo de alienação para desviar os santos.

Observe outra palavra profética de Jesus:

"...⁵ Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos..." 
(Mateus 24:5)

Jesus afirmou algo que precisamos nos atentar. Ele não disse que poucos seriam enganados, mas, muitos. Por isso quando falo sobre esse assunto, posso afirmar com segurança o uso da palavra "maioria", alguns dizem que estou generalizando, mas não sou eu que estou dizendo, eu apenas repito as palavras de Jesus: 

"...e enganarão a muitos..." (Mateus 24:5)

¹¹ E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
¹² E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
¹³ Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:11-13)

"...E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos..."

Jesus fala que existirão MUITOS falsos profetas, e MUITOS serão enganados. Isso é uma realidade que podemos observar em nossos dias, que podem ser considerados os últimos dias. 

O Reino de Deus não é uma organização de empreendimentos religiosos, nem muito menos um negócio para fins lucrativos. Jesus não disse que seriamos famosos entre os homens, nem poderosos na sociedade. O que Ele afirmou foi enquanto orava ao Pai:

¹³ Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
¹⁴ Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. (João 17:13,14)

Irmãos, preste atenção nisso. Olha o que Jesus fala com o Pai, sobre aqueles que chamou:

"...¹⁴ Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo..."

Outra afirmação:

¹⁹ Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19)

Se o seu Evangelho gera simpatizantes, provavelmente é porque ele já se adequou ao mundo, se o sistema digere bem o seu "Reino de Deus" é porque ele já esta adequado ao sistema do mundo. É exatamente por isso que vemos milhares e milhares de seguidores dos pregadores famosos, mas, muito poucas pessoas transformadas em seu caráter e vivendo uma vida de busca pelo caminhar na verdade. 

Alguns ministérios se tornaram apenas empreendimentos humanos, e de alguma forma até apresentam alguns sinais de ser igreja, como a de Tiatira, que era amorosa, trabalhava muito, tinha fé e paciência, mas fora da verdade, não podemos deixar de lembrar, que existiam alguns ali dentro que permaneciam na verdade, pois, Jesus falou deles também:

"...Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei..."

O meu chamado a vocês hoje é: Examinem-se a si mesmos, e verifiquem se estão andando na verdade, ou apenas em uma religião de obras e entretenimento. Jesus virá como um juiz, e Ele irá de alguma forma nos trazer a vara da correção. Se o nosso único e prioritário alvo não for Ele, podemos ter surpresas desagradáveis no final. 

Não somos mudados ou convencidos ao amadurecimento por sentimento de medo, punição ou condenação, esse é o método do diabo. Porém, somos constrangidos por uma consciência de amor, por uma consciência de verdade, e é esse meu convite a você hoje. Por amor a Deus pai, e a revelação do seu amor através de Jesus. Saia do engano, volte-se para a verdade.

Esse sentimento de vitória plantado na inflamação da sua alma, é falso, e pode te levar a perdição. Os coachings e os falsos profetas estão mentindo, usando a palavra de Deus, e gerando motivações erradas em seus corações. Arrependam-se

Quero chegar ao fim da minha vida e poder repetir com segurança as palavras de Paulo:

"¹ Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
² Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
³ Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
⁴ E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
⁵ Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
⁶ Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
⁷ Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
⁸ Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Timóteo 4:1-8)

Lembrando que quando Paulo escreveu essas palavras, ele estava preso, condenado a morte, em uma condição de abandono, pois grande parcela das pessoas que ele havia ensinado durante sua jornada não se posicionaram em seu favor nesse momento de vulnerabilidade. Porém, ele tinha certeza de sua fé e verdade, e podemos ver isso em suas palavras.

Tenho muito mais a vos falar sobre isso, mas, fica para uma próxima oportunidade

Que Deus vos abençoe e abra seu entendimento em nome de Jesus 

Leonardo Lima Ribeiro 

O real significado da palavra Honra

No grego bíblico, a palavra "honra" é traduzida como τιμή (timḗ), que tem uma variedade de significados relacionados ao valor, res...