quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A perseguição é o combustível necessário para mudanças

(Durres, Albânia, arena onde Paulo batizou cristãos no Ilírico)

"Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal." (Neemias 6:1,2) 

E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;
E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gasmu diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras; E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente. Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas. Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. (Neemias 6:3-9)

Desde a decisão de Adão em desobedecer a Deus, a obstinação e a maldade que veio no pecado é parte da natureza do homem, Caim por ciúmes e inveja matou Abel, os irmãos de José por ciúmes e inveja pensaram em elimina-lo e acabaram por vendê-lo como escravo aos ismaelitas, Esaú perseguiu Jacó por se sentir usurpado de algo que ele mesmo desvalorizou e por conseguinte podemos ver o pecado em toda Bíblia, mesmo naqueles que pela nossa ética e moral ocidental consideramos de bom caráter. 

Porém, observemos um atributo de Deus, a graça soberana, o poder que Deus exerce em cumprir seus propósitos através das inconstâncias humanas, Adão caiu, e mesmo assim o chão de sua queda foi a graça de Deus, pois o Cordeiro já estava preparado desde a fundação do mundo, Deus o cobriu com o sangue e o justificou antes mesmo que ele pensasse em pecar. José, destinado a ser governador, recebeu a revelação através de um sonho, e mesmo sendo perseguido e ultrajado, caiu na graça soberana que o levou até Potifar, depois ao cárcere e finalmente ao lado do Faraó para que tudo fosse cumprido. Esaú desfez da sua primogenitura assim como fora predito por Deus à Isaque, porque Deus vê o fim desde o inicio. O homem em sua vida limitada pensa poder convencer ou manipular Deus com suas atividades coordenadas pelo seu próprio entendimento. Engano de sua natureza caída. 

A mente de Cristo se move em Deus e aguarda em Deus, porque segue uma trilha que já foi pré-estabelecida: 

"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),"(Romanos 9:11)

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

Deus conduz seu plano pré-estabelecido através daqueles que confiam e descansam Nele. No texto de Neemias, havia uma palavra para a reconstrução dos muros de Jerusalém, e nessa missão toda estratégia e provisão foi dada por Deus, nesse contexto apareceram opositores, perseguidores, que aparecem em todos os propósitos dados a nós pelo Senhor, os perseguidores são as pessoas que vão nos empurrar para a vontade perfeita, são eles que vão nos ajudar a entender o caminho a ser percorrido. Vejamos no texto que Neemias entende o propósito e não aceita o convite, ao mesmo tempo que demonstra convicção do término da obra, os opositores preparam armadilhas, mentem, manipulam, criam estratégias, mas no fim, a única coisa que conseguem é ajudar a finalizar o projeto.

porque: 

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem DAQUELES que AMAM (confiam) a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

A confiança no Senhor é poder necessário para o milagre do andar no Espirito, o propósito não é cumprido pelos que correm, mas pelos que confiam no Senhor. Os opositores são o combustível que nos empurram para a confiança em Deus e consequentemente para o cumprimento do propósito. 
Está sendo perseguido? observe para onde os opositores estão te empurrando, confie em Deus, se agarre a Ele, e cairá nos braços da graça soberana. 

Orando em todo tempo no Espírito e confessando a palavra da Verdade. 

Leonardo Lima Ribeiro 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Meditação de janeiro

 

(Istambul, Turquia)

Hoje encherão de frutos a face do mundo, e cada um lhe dará dinheiro e um anel de ouro 

Em seguida partiu Barnabé para Tarso 

A partir de então Saulo começa a ser chamado de Paulo 

Eu ouvi o clamor do seu coração, estou te entregando as chaves dos lugares que te dei 

Estou te dando códigos de acesso a mim, revelações sobre nações 

Desde agora vou para o meio dos gentios.

Sai, pois, e ide em paz!

Então castigará o rei da Assíria pela arrogância 

Agripa disse então a Festo: eu também desejava ouvir esse homem 

De humilde prisioneiro, assume lugar de destaque 


Deus te abençoe 

Leonardo Lima Ribeiro 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Como construir um império que de nada vale no Reino

 

(Innsbruck, Áustria)

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

(João 13:3-17)

Jesus nos deu o modelo do Evangelho, sendo ele a revelação do amor do Pai por nós, veio Ele mesmo nos mostrar essa realidade...O verbo se fez carne, a verdade se tornou visível e palpável. 
E por que é tão difícil para nós entender essa mensagem se aparentemente ela é tão simples?

Nesse texto do livro do Apóstolo João, Jesus exemplifica algo que é mostrado com clareza décadas depois na vida de Paulo, o ensino sobre honra. A honra é um principio que inclui em si mesmo também o princípio de autoridade, e consequentemente revela o nível de humildade. Por exemplo, a honra não é um comportamento de exigência, mas de sujeição, a honra é um caráter recebido de Cristo e não uma exigência imposta pelo homem. 

Simplificando, se alguém te exige honra, se essa pessoa te ensina que você deve honrá-la, ela está ensinando um governo da carne, que no mundo funciona e tem sua utilidade, porém, no Reino de Deus, Jesus ensinou o inverso, para ter autoridade eu não exijo ser honrado, nem que pessoas se sujeitem a mim, mas eu mesmo me sujeito a todos e dessa forma o Pai me dá autoridade através do amor de Cristo manifesto em mim. 

Quando alguém exigir de você submissão, é porque essa pessoa tem em seu coração um império do seu próprio ego, e não o reino de Deus revelado. Pessoas autoritárias estão presas em suas próprias paixões. Seus egos são alimentados pela sede de poder. Elas não entenderam o coração de Deus por falta do conhecimento de Cristo em suas vidas. Por isso, são partidaristas e dividem o corpo de Cristo, formam discípulos de si mesmos, com as mesmas deformidades de caráter que apresentam em sua personalidade. 

A igreja de Cristo é formada por pessoas que são enxertadas no corpo pelo amor do Pai, revelado através do Filho, e nós pastores atuamos como colaboradores para apontar através de nossa fé e conduta o caminho que é Jesus Cristo. Se você tem sido conduzido a seguir alguém, não pelo exemplo de fé e autoridade revelada em amor na vida dessa pessoa, você está sendo manipulado por cadeias da alma. Você está sendo doutrinado por regras de sujeição sem aperfeiçoamento do amor e crescimento na graça através da modelagem segundo os moldes da palavra, você está em idolatria. 

A Paternidade espiritual é um princípio verdadeiro e essencial para nosso crescimento, mas pessoas autoritárias, carentes e egocêntricas estão se apropriando desse principio para criar seus impérios de auto exaltação e idolatria. O amor está na vida de quem serve, na vida de quem se humilha e reconhece o dom de Deus na vida do seu irmão. O amor de Deus se revela na vida daquele que vê em cada um o sangue de Cristo, e a importância funcional no corpo. 

O autoritarismo, a centralização, o cancelamento, a indiferença e a auto indulgencia são sintomas de irmãos, na maioria das vezes em posição de liderança, que experimentaram a igreja, o corpo, mas não o cabeça, que é Cristo, e por isso entendem funções, mas não entendem o amor que gerou cada função, e sem adquirir maturidade essas pessoas vão matar a fé e a operação de muitos. 'Por isso, Jesus disse: Acautelai-vos dos cães..."

A forma de construir um império que de nada vale no Reino, é recrutar pessoas, ensina-las a servir em um propósito sem que o próprio líder que recrutou essas pessoas conheça o amor de Jesus a ponto de entender e saber responder a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos em João 13, "Entendeis o que vos tenho feito?", e Ele ainda diz: "Porque eu vos dei o exemplo," então ele ensina como e depois nos ordena: " façais vós também." 

Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.
...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.
...e para DAR a sua vida em resgate de muitos.

Mateus 20:25-28

Comece sua jornada de fé pela oração no Espírito, é o primeiro passo para a liberdade do Espírito em sua vida, depois procure uma igreja que ensine o verdadeiro evangelho da Graça. 

O real significado da palavra Honra

No grego bíblico, a palavra "honra" é traduzida como τιμή (timḗ), que tem uma variedade de significados relacionados ao valor, res...