domingo, 6 de agosto de 2017

O Amor Ágape é Misericordioso


O amor ágape diz, “Seja misericordioso assim como seu Pai Celestial é misericordioso” (Lucas 6:36). Quão misericordioso é nosso Pai Celestial? Bem, você e eu estávamos perdidos e rumo ao inferno. Não tínhamos nada para dar em troca. Não tínhamos, absolutamente, nenhum direito de nos aproximar de Deus. Não éramos capazes de entrar na brecha por nós mesmos.

Mas, Deus teve misericórdia de mim e de você. Não merecíamos e não podíamos pagar Sua misericórdia; não tínhamos nenhum caminho para nos aproximarmos de um Deus infalível. Mas, Ele se aproximou de nós em Sua misericórdia. Ele percorreu aquele vazio com o sangue de Jesus. Então, como você pode obedecer à ordem de Jesus de ser misericordioso assim como o Pai é? Jesus proveu
a direção em Lucas 6:27-38.

Quando alguém tira a sua capa, dê-lhe também a sua túnica. Quando alguém te bate numa face, vire a
outra face. Quando alguém pega os seus bens, dê a ele mais do que foi pedido. Quando alguém maldisser você, ore por ele e o perdoe. Quando alguém odiar você, continue andando em amor.
Por quê? Porque você está tendo misericórdia desta pessoa. Você está preenchendo a brecha com o sangue de Jesus mesmo quando aquela pessoa não merece. Isto é o amor ágape!

O resultado de andar neste tipo de amor ágape é revelado em Lucas 6:38: Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que
tiverdes medido vos medirão também. Jesus estava dizendo isto: “Se vocês forem filhos do
Altíssimo, que é misericordioso mesmo com o maligno e com o ingrato e dá o amor ágape aos outros, então, Meu Pai restaurará tudo o que vocês houverem perdido – de maneira recalcada, sacudida e transbordante.

Enquanto o ladrão está tirando o seu dinheiro pela porta de trás porque vocês usaram a misericórdia, Meu Pai estará na porta da frente com o amor ágape e restaurará abundantemente tudo o que vocês perderam!”. É por isso que o amor ágape não pode falhar (1 Co. 13:8)! Contudo, é mais fácil falar do que andar no amor ágape. Para muitos de nós, se alguém nos processasse, nossa primeira reação seria, “Ah é? Bem, pode me processar – você vai se arrepender!”.

Então, como atingimos aquele lugar no amor ágape onde somos misericordiosos assim como o Pai é? A Bíblia nos ensina que orar em línguas é a chave principal para nos purificar, ao passarmos por uma progressão de passos que nos levam ao tipo de amor ágape.

Pr. Dave Roberson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário