quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Alimentando a Semente do Amor Ágape Através da Oração


Embora Deus tenha plantado a natureza e força do amor ágape em seu espírito, Ele pode ser tão reprimido e dominado pelas emoções de sua alma que você pode até nem saber que Ele existe em seu interior. Mas, quando você ora em línguas, você ultrapassa a operação da alma física e joga um salva-vidas ao seu espírito. Logo, o processo de edificação começa a alimentar aquela semente do amor ágape em seu coração fazendo com que ela germine e cresça.

 A força do amor em seu espírito cresce e cresce até que um dia domina as emoções da sua alma ao invés de ela dominá-lo. Isto é o que significa retirar o homem velho e colocar o homem novo.
No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. – Efésios 4:22-24

O Amor Perfeito Lança Fora o Medo

Quando você se reveste do seu novo homem ao se entregar à Palavra e à oração, o Espírito Santo edifica, purifica e desenvolve o seu caráter através do seu espírito até que tudo o que você diz, pensa ou faz seja governado pelo amor ágape. Vamos ver Primeira João 4:17,18 para aprender mais sobre esta força poderosa. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no dia do Juízo, mantenhamos confiança: pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.

No amor não existe medo; antes, O PERFEITO AMOR LANÇA FORA O MEDO.
ORA, O MEDO PRODUZ TORMENTO; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
A palavra “nisto” aponta para o versículo seguinte, que nos diz como saber quando o amor está sendo aperfeiçoado em nós. Nisto é aperfeiçoado o amor de Deus em nós: O perfeito amor lança fora o medo, pois o medo tem tormento. Quando percebermos que estamos sendo purificados do tormento e medo, é que o amor está sendo aperfeiçoado em nós.

Por exemplo, se você decidisse me processar, como eu poderia usar de misericórdia com você se eu estivesse em medo e tormento com respeito ao resultado da situação? Mas, quando o amor é aperfeiçoado em mim, eu sei que não posso perder. Você pode pegar tudo o que eu possuo no momento, mas, Lucas 6:38 diz que o Meu Pai irá restaurar tudo de volta para mim, de uma maneira recalcada, sacudida e transbordante. Ele me dará mais do que eu tinha antes!

Qual é o sinal de que estou me aproximando de Deus e do amor ágape? Este é o sinal: Durante este percurso, estarei me livrando de tormentos e medo ao entrar no descanso e refrigério.
Eu costumava achar que o amor era um sentimento, mas não é. Eu costumava achar que o amor era um comportamento que me ajudaria a sobreviver quando eu estivesse lidando com o que não é amável. Mas não é um comportamento também. Dentro do amor ágape habita uma presença de paz.

Quando você se aproxima de Deus e o amor Dele é aperfeiçoado em você, aquela paz começa a dominar, enquanto o medo e o tormento perdem o controle. Este é o primeiro sinal de que você está sendo purificado do amor phileo para o amor ágape. Como um ministro, eu gostaria de poder abrir o seu coração e colocar o amor ágape em você com uma força que tiraria para sempre todo o tormento e medo que amaldiçoou sua vida. Eu entendo o processo pelo qual você pode atingir este objetivo, mas, tudo o que eu posso fazer é ensiná-lo sobre ele.

Eu posso martelar isso em seu intelecto. Na medida do possível, posso ensiná-lo com a unção de Deus diretamente para o seu espírito. Mas, não posso fazer com que este processo para o aperfeiçoamento do amor aconteça em sua vida. Contudo, se eu puder convencer você a se entregar à oração no Espírito Santo, então, você poderá fazer com que este processo comece em sua própria vida. Você começará a se edificar no seu homem interior através do poder do Espírito Santo.

Então, o Espírito Santo começará o processo de mortificação através da edificação do seu homem interior para purificar todas as inseguranças, intimidações, carnalidades e desejos que têm atrapalhado sua vida. É assim que o amor de Deus é aperfeiçoado em você. Na medida em que o Espírito Santo edifica a sua nova natureza, o tormento e o medo começarão a sair de você e você se aproximará do amor ágape.

Pr. Dave Roberson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário