domingo, 8 de outubro de 2017

A brecha e a astúcia da serpente


Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz.
O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão.
(2Samuel 13:3-4)

Já escrevi outras vezes sobre Amnom, filho de Davi. Mas, dessa vez vou incluir Jonadabe seu amigo astuto.

O que realmente significa astucia?
1. qualidade de alguém astuto, esperto, sagaz, inteligente, sábio
2. faculdade adquirida em enganar

De acordo com a história podemos afirmar que Jonadabe era a segunda opção: tinha a faculdade adquirida de enganar. E porque tenho tanta certeza? Porque no verso seguinte o 5, ele sugere a Amnom uma estratégia, cilada, estratagema, emboscada para forçar sua irmã a se deitar com ele. Então, agora vamos:

(v.3) Jonadabe era uma amigo astuto, conhecia bem Amnom. Agia como espécie de conselheiro, e sabia da imaturidade do filho do Rei. Dessa forma, sugeriu que Amnom agisse de maneira astuciosa com sua irmã. Você já teve ou tem amigos assim? Quantas confusões já entrou por ter ouvido seus conselhos astuciosos? Na verdade Jonadabe era primo de Amnom, pois era filho de Siméia irmão do rei. Temos então familiares astutos? Como você acha que a serpente enganou Eva? A astucia como forma de enganar vem diretamente dos assobios de satanás. A astucia como inteligencia e sabedoria é diferente, tem propósitos diferentes. Quer saber quando é uma astucia boa e uma ruim? olhe para os propósitos.

(v.4) Jonadabe atua no ego de Amnom, ele diz: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei?. Veja, Ele diz: Como pode o filho do Rei ficar assim? A bíblia é perfeita e inerrante. E esta escrito: filho do Rei. Jonadabe lembra Amnom de que ele é filho do rei e pode tudo, não precisa se angustiar por desejo algum. Ele começa entorpecendo a mente de Amnom. Depois desfere o golpe final, e diz: "Não mo farás saber a mim?" Jonadabe, já sabia o que era, porém ele faz com que Amnom se exponha de forma que ele se ofereça como ajudador no problema, e possa oferecer sua astucia.

Jonadabe é como muitos amigos ou parentes que temos, Amnom somos nós muitas vezes com nossos desejos, vaidades e mimos. Temos um Pai lá no céu, que nos ouve, que trata conosco, que nos dá astucia em forma de sabedoria e inteligencia, mas nossa carne prefere sempre a astucia do enganar, preferimos a estratégia, a armadilha de nossas convicções. Preferimos ser espertos ao invés de submissos ao Senhor. Burlamos as regras afim de nos satisfazer, e os Jonadabes estão por ai, como serpentes, destilando seu veneno. Eva caiu, derrubou Adão e trouxe o pecado para o mundo ouvindo um Jonadabe no Eden. Amnom, estuprou sua irmã, rejeitou-a logo após, envergonhando-a perante a nação, causou fúria no coração de seu irmão Absalão, e depois morreu assassinado por traição. A serpente não brinca, suas sugestões quando aceitas trazem muitas vezes tragédias irreversíveis. Atente-se a quem tem ouvido.

Eu quero ouvir somente a voz do meu Senhor Jesus Cristo.
Glória, Glória, Glória ao Senhor dos exércitos.
Leonardo Lima Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário