quinta-feira, 25 de maio de 2017

Todos Falam em Línguas?


Agora que você entende as quatro variedades básicas de línguas, você consegue entender melhor o que Paulo estava falando em Primeira Coríntios 12:29 e 30 quando ele faz diversas perguntas. Ele começa perguntando, Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou operadores de milagres? (v. 29). A resposta correta para estas perguntas é; “Claro que não”. Quem são estes “operadores de milagres” de que Paulo está falando? Eles são aqueles que operam nas obras de milagres, um dos dons do Espírito Santo que qualifica as cinco funções.

Não, nem todos são chamados para ter o dom do Espírito operando em suas vidas a ponto de qualificá- los para as cinco funções do ministério. Porém todos no Corpo de Cristo são chamados para cumprir a missão do crente encontrada em Marcos 16:16-18: falar em novas línguas, impor as mãos sobre enfermos e vê-los curados, e expelir demônios. E por vezes, de acordo com a medida da vontade do Espírito, a operação de milagres pode estar incluída!

Alguns exemplos de ministros que foram qualificados pelo Espírito para a operação de milagres nas cinco funções incluem William Branham, George Jeffreys, Maria Woodworth-Etter e Kathryn Kuhlman.Cada um destes ministros do Evangelho permaneceram numa obra ordenada por Deus que foi capacitada por uma certa mistura dos nove dons do Espírito. Então quando Paulo diz “São todos operadores de
milagres?” a resposta é não. Então no versículo 30, ele continua e pergunta: Têm todos dons de curar? [Não,é claro que não.] Falam todos em outras línguas?
Interpretam-nas todos?

Por um momento quisera eu que Paulo deixasse de fora a pergunta sobre línguas. Na verdade, muitas pessoas que não acreditam em falar em línguas nos dias de hoje usam este versículo como um argumento para o caso deles. A última vez que encontrei alguém que fez isto foi em um casamento. Sem ter a intenção, eu acabei me desentendendo com uma avó colérica. Ela veio bem na minha frente e perguntou, “Qual é a sua denominação?”.

Ela estava interessada porque eu era o ministro que estava casando o neto dela. Mencionei os nomes de alguns pregadores famosos na época, pensando que talvez ela os reconheceria. Contudo, ela não tinha ouvido falar de nenhum deles. Então perguntei se ela conhecia as Assembléias de Deus. Ela disse, “Ah, sim, aquela gente carismática. Você é daqueles. Bom, você tem o seu lugar”. Eu perguntei, “O que a senhora quer dizer com isso?”. Ela explicou que tinha aprendido tudo isto pela sua
formação da igreja. Ela tinha aprendido que, de acordo com Primeira Coríntios 12:28 e 29, Deus estabeleceu uns no Corpo como apóstolos, outros como profetas ou mestres, mas que nem todos são chamados para toda obra.

Aí ela foi para Coríntios 12:30: Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam todos? Eu perguntei a ela, “Bom, falam todos em outras línguas?”. Ela respondeu, “Não, isto está listado bem aqui com todas as outras obras. Ninguém tem a obrigação de falar em línguas”. Aquilo era o seu entendimento que todos somos chamados para nosso lugar único e especial na parte do Corpo no qual nos sentimos confortáveis. Eu disse, “Não senhora, somos todos chamados para o mesmo Corpo. Foram os homens que trouxeram as divisões”. “Está bom então”, ela replicou, “por que diz então, ‘Falam todos em outras línguas?’

Paulo não teria feito esta pergunta se todos tivessem que falar em línguas!” Devo admitir que não tive resposta para aquela vovozinha naquela hora. E como eu disse, teria sido melhor se Paulo tivesse deixado de fora do versículo aquela pergunta. Mas ele não deixou, então acabei tendo que lidar com isso.

Finalmente notei a próxima pergunta que Paulo faz no versículo 30: “Interpretam-nas todos?”, e me dei conta que ele estava falando da segunda variedade de línguas, línguas para interpretação. Ele não estava se referindo ao dom de línguas para nossa edificação
pessoal. Então Paulo está perguntando, “Todos operam em línguas e interpretam em uma assembléia pública?”. A resposta é um não definitivo. Nem todos são chamados
para operar naquela variedade de línguas. Mas todos são chamados por Deus para falar em línguas para edificação pessoal, a qual é a variedade número um das línguas.

Pr. Dave Roberson

Aqueles que obedecem a Mim e ouvem a Minha voz são aqueles que Eu levarei de glória em glória. Mas lembre-se, seu tempo não é medido damaneira que Eu o meço, porque o Meu é eterno. Esperarei quanto for necessário, mas seu tempo será colocado dentro de um breve espaço de tempo de homens e mulheres. Algumas vezes houve aqueles que passaram suas vidas em oração e outros que ceifaram do seu trabalho. Mas à medida que você deseja ver Minha glória, mesmo durante o breve tempo de sua vida, Eu moverei desta maneira. A intensidade de Me buscar é como você Me libera.
(Espírito Santo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário