quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ele Deu Dons a Todos os Homens


Então voltemos para Efésios 4 para darmos uma olhada mais de perto ao desígnio de Deus para o funcionamento do Corpo de Cristo. Isto nos ajudará a entender o papel da variedade de línguas no governo de Deus.

(Aquele [Jesus] que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.) E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade à medida da estatura da plenitude de Cristo. – Efésios 4:10-13

Na década de oitenta, eu recebi muitos ensinamentos a respeito desta passagem da Bíblia. Foi assim que fui ensinado: Jesus subiu às alturas e deu cinco funções de ministério como um dom para a Igreja. Para que propósito? Para o aperfeiçoamento dos santos para que todo e qualquer crente possa fazer o trabalho do ministério, que então traz a edificação para o Corpo de Cristo. Esta interpretação soa familiar? Bem, vou lhe dizer o que este ensinamento fez para nós ministros: Em quase todos os lugares onde fomos ministrar, as congregações nos tratavam como se fôssemos o Presidente dos Estados Unidos!

Eu tenho que admitir que eu não me importava em ser tratado com tanta glória, principalmente nos meus primeiros anos mais carnais. Eu gostava daquela empolgação toda! Nas conferências, nós ministros éramos apresentados mais ou menos assim: “Jesus subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. E agora vamos receber um destes dons para o Corpo de Cristo – o evangelista e mestre Dave Roberson!”.

Em algum lugar bem dentro de mim, um pensamento se escondia que eu nem sequer ousava mencionar para mim mesmo: Oh, seus pobres tolos. Eu fui escolhido como um dom especial para vocês, para o seu amadurecimento e para que vocês possam fazer o trabalho do ministério para a edificação do Corpo de Cristo. Mas a única razão pela qual vocês estão sendo edificados e amadurecidos é pelo grande dom que reside no meu interior. Comecei a pensar que eu era algo especial. (Graças sejam dadas a Deus, por Ele ter me curado deste comportamento nocivo!).

Eu sempre conseguia perceber quais igrejas haviam recebido o ensinamento governamental sobre “os dons do Corpo de Cristo”, porque eu sempre era tratado com muito respeito nessas igrejas. Por exemplo, eu tinha uma Mercedes pronta para me transportar e um homem no quarto ao lado sempre a minha disposição caso eu tivesse algum desejo às duas da manhã por um sorvete! Eu estaria mentindo para você se dissesse que não gostava daquele tipo de tratamento. Mas alguns de nós ministros começamos a esperar aquele tipo de tratamento especial como um direito dado por Deus.

Se tudo no quarto do hotel não estivesse perfeito, era motivo de reclamação. “Onde está a minha ‘super’ cesta de frutas? Onde está o homem que deve ficar no quarto ao lado, esperando para me levar ao culto?”. Eu me recordo de me sentir insultado se o anfitrião da igreja não tivesse um carro estacionado na frente me esperando depois que o culto acabasse, para que eu pudesse imediatamente entrar nele! Minha mulher foi a primeira que realmente reconheceu o meu comportamento errado. Estávamos ministrando em uma grande conferência em Omaha, Nebraska, com vários ministros de grande nome.

Eu era “o menor de todos”, então me deram os cultos da tarde – quando a maioria das pessoas quer comer ou tirar uma soneca entre os cultos. Mas eu não me importava, embora a maioria dos ministros convidados nunca participasse dos meus cultos. Então, Deus começou a se mover poderosamente naqueles cultos da tarde. O homem encarregado veio até mim e disse, “Nós gostaríamos que você recebesse as ofertas de cada culto”. Daquele momento em diante, em todos os cultos, eu ensinava um pouco sobre a Palavra e recebia a oferta. Mas o ministro escalado para
pregar nunca vinha ao culto até que a oferta fosse feita.

Isso começou a me incomodar. Uma noite, Rosalie e eu estávamos no elevador e
alguém que estava participando da conferência me disse em meio a outras pessoas, “Puxa, os outros ministros deveriam ouvir você ensinar!”. Eu respondi amargamente, “É, se eles ficassem lá por mais tempo, ouviriam”. Minha mulher percebeu meu orgulho por trás daquela resposta e me repreendeu mais tarde.

Mas, veja, o ensinamento que eu estava recebendo sobre o governo de Deus não estava contribuindo com o meu comportamento. Todas as vezes que eu ouvia Efésios 4 ensinado daquela maneira, eu ficava cheio de mim mesmo, tornando-me mais convencido por ser um dom especial para o Corpo. Graças a Deus, se continuarmos a orar no Espírito

Santo e a falar os mistérios para o Pai, Ele nos corrigirá! Demorou para que Deus tomasse as rédeas por causa do meu comportamento orgulhoso e errado. Ele revelou ao meu espírito o papel que as outras operações – inclusive as variedades de línguas – desempenham em Seu governo. Eu fiquei muito chocado quando entendi o que Ele estava dizendo. Eu disse, “Oh, Senhor, Você não estava exaltando nem um pouco a nós,
ministros!”.

Veja, é bom dar honra onde a honra é devida e mostrar respeito a um ministro do Evangelho. Mas se você pensa que o chamado dele é mais honroso que o seu, pense novamente. Deus não faz acepção de pessoas. Você também é um dom precioso para o Corpo de Cristo! Qualquer que seja o seu chamado ou função, ele é tão importante quanto o chamado de um ministro aos olhos de Deus. Você deve ser tratado com o mesmo respeito que qualquer outro ministro.

Então, o que Paulo está dizendo em Efésios 4:10-12? Bem, para entender, você precisa olhar em Primeira Coríntios 12:27 e 28, onde Paulo diz algo muito parecido. Primeiro ele diz, Ora vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. Compare isso com Efésios 4:7: E a graça foi concedida a CADA UM DE NÓS segundo a proporção do dom de Cristo.

No contexto, Paulo estava, em Primeira Coríntios 12:27, referindo-se ao Corpo todo de Cristo. No versículo 28, Paulo diz, A uns estabeleceu Deus na igreja... e lista todas as oito operações de Deus. Assim como em Efésios 4:11, ele começa com os cinco ministérios. Então ele lista socorros, governos e variedades de línguas. Veja, quando Jesus subiu às alturas, Ele apresentou Seu sangue derramado ao Pai para a redenção da humanidade, sentou-se à direita do Pai e disse, “Está consumado”. Então, Ele começou a encher tudo em todos – todo o Corpo de Cristo – com Seus dons.

Pr. Dave Roberson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário