quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Assimilando a Palavra Na Alma


A sua alma foi criada para assimilar. Por exemplo, se você se mudasse para um país onde as pessoas falam uma língua que você não sabe, você começaria a assimilar aquela língua apenas por estar em contato constante com o uso dela. Toda sua mente seria usada para fazer com que você aprendesse aquela língua automaticamente. Você não precisaria sentar e ouvir uma fita que dissesse repetidas vezes naquela língua “Obrigado” ou “Como vai você?”, para você memorizar.

Do mesmo modo, você pode se aproximar da Palavra de Deus de uma maneira que a sua alma – seu intelecto, vontade e emoções – possa assimilá-la automaticamente e, então, possa começar o processo de transformação, com a verdade da Palavra.

Por exemplo, alguns homens na minha igreja que são chamados para socorros me perguntaram sobre que livros da Bíblia eles deveriam meditar para se sobressaírem em seus chamados pessoais. Como homens de negócios, uma de suas principais preocupações era aprender a possuir o dinheiro sem que ele os possuísse.
Então, eu lhes disse, “Peguem o Livro de Provérbios e leiam-no cinqüenta vezes. Lentamente, prestando atenção e reconhecendo o que está escrito em cada versículo. Vocês podem não entender o que cada versículo significa, mas pelo menos entendam o que eles dizem.

“Se vocês passarem por uma palavra desconhecida, procurem-na em um dicionário para que da próxima vez que forem ler, saibam o que ela significa. Mas, não façam estudos ou usem referências. Apenas leiam o Livro de Provérbios cinqüenta vezes”.
Por que eu instruí aqueles homens a fazer isto? Porque quando terminassem de ler Provérbios cinqüenta vezes, suas almas já haveriam assimilado o livro todo!

Talvez haja três versículos – um no capítulo 2, um no capítulo 5 e outro no capítulo 9 – que darão a eles o entendimento de um versículo no capítulo 14. Mas, este entendimento não viria até que houvessem lido o livro cinqüenta vezes, assimilando-o em suas almas.

Veja, quando você lê um livro da Bíblia repetidas vezes, você se põe em meditação constante. Você está alimentando seu espírito com o material cru que o Espírito Santo precisa para iluminar o livro inteiro para você! Um dia, o tema central ficará claro para você. Então, todos os versículos ao redor aparecerão junto com o entendimento de como eles se relacionam uns com os outros.

Entender como os versículos se relacionam uns com os outros em uma passagem da Bíblia é uma parte importante do processo de meditação. Uma das primeiras coisas que o Senhor me ensinou a respeito da meditação foi nunca tirar um versículo do seu contexto.

Se existe um versículo que estou tentando entender, o Espírito Santo me alerta para encontrar onde o assunto daquele versículo começa e onde termina, para que eu leia aquela passagem repetidas vezes. Desta maneira, eu O ajudo nas minhas meditações.

(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário